Tratamento de sogro
Tratamento – Morreu, esta semana, em Portugal, o antigo advogado, político, ex-deputado da Assembleia da República e cidadão nacional, Máximo Diogo Dias, vítima de doença.
Máximo Dias é pai de Lígia Arcângela Lubrino Dias Fonseca, esposa de Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde.
O Chefe do Estado de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou mensagem de condolências ao seu homologo de Cabo Verde, no próprio dia da morte de Máximo Dias (segunda-feira), cidadão moçambicano que foi deputado da Assembleia da República.
Filipe Nyusi enviou mensagem ao seu homólogo cabo-verdiano porque Máximo Dias era sogro de Jorge Carlos Fonseca.
Então, eis a minha dúvida: Qual a precedência entre sogro estrangeiro e cidadão nacional, ou seja, quem aparece em primeiro.
Na minha opinião, o primeiro é cidadão nacional.
O Presidente cabo-verdiano perdeu sogro, mas Filipe Nyusi perdeu o cidadão do seu país, que até foi deputado, pelo que quem devia enviar mensagem de condolências ao outro seria Jorge Carlos Fonseca. Posso estar errado. Não sou diplomata nem historiador.
Falei com alguns colegas de profissão sobre este assunto e ninguém teve resposta. Durante a conversa chamaram me atenção para evitar apanhar AVC com uma coisa sem lógica.
Mas não me conformei. Falei com alguns diplomatas com experiência para me ajudarem a compreender a lógica da mensagem. Eles também disseram que não compreendiam.
Um deles chegou a dizer que o Chefe do Estado, consternado com a morte do sogro do seu homólogo, podia ter telefonado e apresentar condolências e não usar mensagem oficial de Estado.
Então, acredito que o Presidente foi mal aconselhado pelos seus conselheiros ou assessores, até prova em contrário.
Na história recente, Nelson Mandela, cidadão da África do Sul, casara com Graça Machel, cidadã moçambicana. (Tratamento)
Quando Nelson Mandela morreu em Dezembro de 2013, o então Presidente Jacob Zuma não enviou mensagem oficial de condolências para Moçambique, país da esposa do malogrado.
Arquivos de relações entre reinados nos séculos X ou XV em que havia casamentos entre princesas e príncipes herdeiros de estados diferentes podem ajudar a explicar este fenómeno.
Moçambique é um Estado novo, mas a ciência das relações diplomáticas entre estados é milenar.
Alguma coisa tem falhado nos assessores ou conselheiros diplomáticos do Chefe do Estado moçambicano.
Há casos de tragédias que ocorrem em outros países e o Presidente envia mensagem de condolências tardiamente, como se estivesse à espera de confirmar a perda de vidas humanas.
Desta vez, o Presidente foi rápido a enviar mensagem de condolência.(Tratamento)
THANGANI WA TIYANI
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 30 de Dezembro de 2020, na rubrica semanal O RANCOR DO POBRE
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência