Três startups na SADC
Três startups moçambicanas, designadamente a MobileCare, Pagalu e Zinwe vão representar Moçambique na final regional do Desafio de Inovação da SADC, em finais de Junho corrente em local por definir, constrangimento este na esteira da Covid-19.
Refira-se que a MobileCare é uma startup orientada para a prestação de serviços de seguro a custo reduzido, a Pagalu vocacionada para sistema aberto de dados bancários e a Zinwe, que permite o crowdfunding, obtenção de capital para iniciativas de interesse colectivo.
Pela distinção nacional, as startups vencedoras receberão mil dólares norte-americanos (70.370 meticais ao câmbio desta segunda-feira) apoio de experts através de sessões de business advisory e mentoria para estarem melhor preparadas para a final regional do desafio, onde poderão ganhar até cinco mil dólares norte-americanos (351.850 meticais), e acesso a um programa de incubação internacional.
Recorda-se que, em Moçambique, 29 empreendedores foram seleccionados e, através de formações e sessões de mentoria, através de plataformas digitais, tiveram a oportunidade de melhorar os seus modelos de negócios.
Com o apoio da ideiaLab, os jovens empreendedores receberam formação intensiva para desenvolverem os seus produtos e melhorarem a experiência dos seus usuários com base no perfil dos seus clientes, bem como para melhor estruturarem e apresentarem os seus negócios.
(Correio da manhã de Moçambique)