Tropigália é o mais novo membro da BVM

Tropigália é o mais novo membro da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), passando, deste modo, o número de empresas com acções cotadas neste segmento de mercado de sete para oito.

A entrada formal da Tropigália ocorreu no dia 28 de Dezembro de 2022, segundo uma comunicação oficial da a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), na posse do jornal Redactor.

Por ocasião da entrada formal da Tropigália, o Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Cripton Vala, disse que a operação, aprovada pelo Banco de Moçambique, na qualidade de supervisor do Mercado de Capitais, foi feita tendo em conta os princípios de transparência, inclusão, integridade e equidade.  

Salim Valá disse ainda que, com esta operação foram emitidas 6.519.203 acções nominativas, preferenciais, sem direito a voto, não remíveis e escriturais, e representativas de 21,40% do capital social da Tropigália, SA.

“Esta operação permitiu que chegássemos a um total 12 empresas cotadas em Bolsa, contribuindo para a promoção do Mercado de Capitais em Moçambique, permitindo que paulatinamente se desmistifique a visão da Bolsa de Valores em Moçambique, favorecendo o empoderamento económico dos cidadãos” afirmou Valá.

A admissão à cotação das acções da Tropigália abre uma nova janela para que os cidadãos possam deter acções de uma empresa prestigiada e rentável, ampliando as oportunidades de investimento e tendo o potencial para dinamizar o mercado secundário, enfatizou o PCA da BVM.     

Para o PCA da Tropigália, Adolfo Correia, a entrada da empresa na BVM representa um marco histórico para a mesma uma vez que permitiu o acréscimo  de mais de mil investidores na sua estrutura accionista e a captação de cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos, o que mostra o reconhecimento das boas práticas de governação ética e transparente adoptadas pela empresa.

“Mais de 50% dos nossos colaboradores são nossos accionistas, o que reforça a confiança que a nossa equipa tem no futuro da empresa, e reforça ainda a nossa identidade como empresa: somos uma grande família e confiamos uns nos outros” destacou Adolfo Correia.   

“O montante arrecadado na operação pública permitirá à empresa manter a sua política expansionista, construindo mais centros de distribuição e armazéns pelo país fora garantindo deste modo o aumento da capacidade logística da empresa e consequente aumento de parceiros”, disse o PCA da Tropigália.

Sublinhou ainda que a empresa assume o compromisso de prestar informação relevante sobre a sua actividade e de manter mecanismos de controlo organizacional que permitam aos accionistas minoritários acompanhar e fiscalizar a actividade da empresa.

O período de subscrição decorreu de 17 de Outubro à 04 de Novembro, tendo havido a particularidade de conceder um preço bonificado por acção a trabalhadores da empresa e jovens que subscrevessem no período de 17 de Outubro e 21 de Outubro, uniformizando para todos os subscritores no período seguinte, de 24 de Outubro a 04 de Novembro.

Refira-se que o início das transações terá lugar a partir da sessão de BVM do dia 05 de Janeiro de 2023, oito dias após a publicação do Prospecto a cotação na BVM.

Redactor

https://bit.ly/3zwuAZU

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *