Turista australiana morta
Depois da morte de uma jovem turista australiana a Polícia moçambicana garante que os níveis de segurança estão assegurados no país.
A Polícia moçambicana desdramatizou hoje o clima de insegurança em Inhambane depois de uma turista australiana de 20 anos ter sido encontrada morta num balneário público na praia do Tofo, uma das mais procuradas no sul do país.
“Nós nunca tivemos aqui uma situação similar, é preciso que se perceba que este é um caso isolado e que ainda está em investigação”, disse fonte da Polícia da República de Moçambique (PRM)
Juma Aly Dauto, do departamento das Relações Públicas da PRM em Inhambane, comentava nestes termos a morte na quarta-feira da jovem turisra australiana Elly Warren.
Elly Warren tinha participado num programa de voluntariado de pesquisa sobre fauna marinha em Moçambique e pretendia ficar mais alguns dias no Tofo, ponto de atracção de turistas estrangeiros jovens e local de eleição para a prática de mergulho e surf e ainda conhecido pela sua vida nocturna.
O caso está a ser amplamente difundido na imprensa australiana e internacional, que aponta versões contraditórias sobre o uso de violência contra a jovem australiana.
Juma Aly Dauto disse que o corpo da vítima foi trasladado para a cidade Maputo e decorrem os trabalhos médicos para apurar as reais causas da morte.
“Precisamos de ter calma”, frisou o chefe do departamento das Relações Pública da PRM, reiterando que a segurança da região está garantida.
Apesar de a maioria do seu espaço territorial não estar a ser afectado, salvo algumas regiões da sua parte setentrional, a província de Inhambane tem vindo a registar uma diminuição no número de turistas, devido à crise política e militar que afecta Moçambique.
O centro e norte de Moçambique é que têm sido largamente atingidos por instabilidade política e militar, motivada pela recusa da Renamo em aceitar os resultados das eleições gerais de 2014, que os rotula de fraudulentos.
Apesar da violência política, as partes mantêm conversações de paz em Maputo.