Ucrânia abre Consulado

Abre, formalmente, esta segunda-feira (23 de Out./17), o Consulado da Ucrânia em Maputo, tendo como seu cônsul o empresário moçambicano Abílio Soeiro, formalmente apresentado como tal em cerimónia glamorosa realizada na passada sexta-feira na capital de Moçambique.

Entre os convidados à cerimónia se destacava a encarregada de Negócios e o cônsul da Ucrânia na República da África do Sul, Liubov Abravitova e Oleksandr Yurkin, respectivamente.

Pontificavam entre os dignitários moçambicanos presentes na cerimónia convidados das mais diversas esferas, com destaque para as da arena política, empresarial e académica.

Várias figuras da diáspora ucraniana radicada em Moçambique marcaram igualmente presença na cerimónia.

Moçambique e Ucrânia formalizaram o estabelecimento de relações diplomáticas em Nova Iorque em 19 de Agosto de 1993.

Abílio Soeiro, recebendo as credenciais das mãos da encarregada de Negócios da Ucrânia na África do Sul, Liubov Abravitova
Abílio Soeiro, recebendo as credenciais das mãos da encarregada de Negócios da Ucrânia na República da África do Sul, Liubov Abravitova

Pela Ucrânia passaram muitos moçambicanos mesmo quando este país fazia parte da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em meados da década de sessenta do transacto século.

Muitos dos jovens moçambicanos que passaram pela Ucrânia estudaram em instituições de ensino superior, principalmente na capital Kiev, para além de cidades como Kharkiv, Odessa, Lviv ou Donetsk.

Anda na casa dos milhares o número de moçambicanos que foram treinados em diversas especialidades do saber na Ucrânia, incluindo nas áreas da medicina, engenharia, recursos minerais, economia e finanças, defesa, entre outras.
Abílio Soeiro recebeu a patente do cônsul honorário da Ucrânia no passado dia 14 de Setembro, em Pretória, numa cerimónia solene organizada pela Embaixada da Ucrânia na República da África do Sul, por ocasião do 26.º aniversário da proclamação da independência nacional da Ucrânia.
Entre os seus planos imediatos da representação consular ucraniana em Maputo é atendimento dos cidadãos moçambicanos e da Ucrânia, acompanhamento das delegações governamentais e empresariais dos dois países, organização de eventos artísticos e amostras documentais, dedicados aos vários aspectos da vida cultural, sociopolítica e económica da Ucrânia.

Redacção

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *