Venâncio Mondlane quer fazer o “vento soprar do Norte”
Venâncio Mondlane, líder da Coligação Aliança Democrática (CAD) deixa sábado (15 de Junho) Maputo por via aérea, para Pemba, capital da Província nortenha moçambicana de Cabo Delgado, para de lá fazer um périplo por terra, em direcção ao Sul do país.
Ao que o Redactor apurou, Venâncio António Bila Mondlane, dissidente da RENAMO, deverá pernoitar no distrito de Chiure, extremo Sul da província de Cabo Delgado, que dista a uns 250 quilómetros e que se percorre em aproximadamente três horas, de carro.
Depois de Chiure, onde deverá estabelecer contactos com as populações, Mondlane deverá descer para Nacala, na província também nortenha de Nampula, onde o seu adjunto, Raul Novinte, está a lhe preparar um “banho de multidão”, de acordo com um nosso informante no maior círculo eleitoral de Moçambique.
Alguns dos principais intervenientes neste processo eleitoral em Moçambique estão já no terreno, apesar de a campanha eleitoral arrancar oficialmente apenas a 28 de Agosto próximo, o que já suscitou um pronunciamento da Comissão Nacional de Eleições, advertindo para “medidas”, por tal constituir violação da lei eleitoral.
Nomes dos integrantes
Já começam a ser conhecidos alguns dos nomes de integrantes das listas nos diversos escalões das eleições gerais e provinciais de Outubro que vem.
Sabe-se, por exemplo, que a jornalista e activistas Fátima Mimbire encabeça da lista do Movimento Democrático de Moçambique na província de Maputo, Sul do país.
Bilal Sulay, também conhecido por “Obama”, um dos filhos do falecido e carismático líder da RENAMO, Afonso Macacho Marceta Dhlakama, concorre a governador de Sofala, terra natal do seu pai, já que é cabeça-de-lista do “galo” nesta província.
Ivan Mazanga, líder da ala juvenil da RENAMO, está numa “posição de risco” na lista da “perdiz” pela cidade de Maputo – décimo lugar –, praticamente sem hipóteses de ser eleito pelo círculo eleitoral da capital do país para a Assembleia da República.
Muitos “analistas”, jornalistas e apresentadores de televisão constituem as grandes “vedetas” das listas de alguns dos partidos concorrentes ao pleito de 09 de Outubro próximo, conforme apurou o Redactor.
O Redactor vai dar mais detalhes nos próximos dias sobre esta matéria que já está a apaixonar os debates políticos à escala nacional.
Redactor