Venâncio Mondlane justifica motivos para regressar a Moçambique

Venâncio Mondlane, oficialmente candidato derrotado nas eleições de 09 de Outubro de 2024 e que desde esse mês andou foragido, deverá regressar a Moçambique em 09 de Janeiro corrente, conforme deu a conhecer o próprio este domingo.

O engenheiro, pastor protestante e político alegou que assim decidiu porque “não precisam de o perseguir mais”.

“Estão a matar os meus irmãos, estão a sequestrar os meus irmãos”, disse Venâncio Mondlane num directo ao final do dia de domingo, na sua conta na rede social Facebook, para apresentar a fase de contestação pós-eleitoral que denominou de “Ponta de lança”.

“Se quiserem-me assinar, assassinem. Se quiserem prender-me, prendam. Sei que na minha queda a fúria popular que se vai verificar em Moçambique não tem comparação na história de África e de Moçambique”, disse.

Venâncio Mondlane, que está fora de Moçambique, alegando questões de segurança, desde 21 de Outubro, quando foram desencadeadas as manifestações pós-eleições de 09 de Outubro, anunciou que regressa a Maputo, através do aeroporto internacional de Maputo, às 08:05 locais de quinta-feira, 09 de Janeiro.

“Então agora quero-vos dizer o que é ‘Ponta de Lança’ [nova fase da contestação pós-eleitoral], quinta-feira, dia 09 de Janeiro, às 08:05, pontualmente, eu, Venâncio Mondlane, vou estar no aeroporto internacional de Mavalane [Maputo]. Eu venho a Moçambique”, afirmou.

“O papel que eu tinha de desempenhar fora de Moçambique, para que as manifestações, os protestos, pudessem ser organizados e avançarem, organizaram-se e avançaram. Não estive fora de Moçambique por medo, se estão a matar os nossos irmãos, se estão a destruir lojas dos nossos irmãos, estão a queimar bombas de combustíveis, estão a destruir armazéns, estão a queimar fábricas, alegando que são manifestantes quando não são, para criar ódio entre os irmãos, então se é por mim, se é por causa do Venâncio, então o Venâncio estará quinta-feira, às 08:00, no aeroporto internacional de Mavalane (…) isso é ‘Ponta de lança”, afirmou.

“Então eu, Venâncio, virei pelos ares”, disse ainda, apelando à população para o receber no aeroporto de Maputo, incluindo o Presidente da República e o Procurador-Geral da República.

Redactor

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *