William le Roux: Standard Bank

William le Roux – O sul-africano William le Roux vai, até à realização da Assembleia Geral dos accionistas do Standard Bank Moçambique, a 30 de Agosto próximo, assegurar interinamente a gestão corrente desta instituição financeira, em substituição do nigeriano Adimohanma Chukwuma Nwokocha, suspenso na sequência das “irregularidades” detectadas neste banco pelo Bando de Moçambique (BdM).

Uma fonte do Standard Bank refere-se ao William le Roux, já aprovado pelo BdM depois de proposto ao banco central moçambicano para gerir interinamente a centenária instituição bancária pelo Grupo Standard Bank, como “um profissional muito competente e com larga experiência no sector bancário”.

Enfatiza o informante do Redactor que William le Roux, com uma experiência profissional no sector bancário de 42 anos, que deverá ser homologado como novo e definitivo Chief Executive Officer (CEO) Standard Bank Moçambique na reunião de 30 de Agosto, trabalhou anteriormente em instituições financeiras em vários países do continente africano, dentre os quais o vizinho Malawi, onde exerceu, até recentemente, o cargo de CEO no Standard Bank PLC e já exerceu a função de Presidente do Conselho de Administração da Liberty Seguros.

Compulsado o seu Curriculum Vitae se destaca que William le Roux é formado em Comércio, Contabilidade e Gestão de Negócios pela Universidade da África do Sul (UNISA), sedeada em Pretória, capital política da República da África do Sul.

“Está bastante entusiasmado pelo novo desafio de continuar a servir os clientes com excelência e consolidar o lugar cimeiro que o Standard Bank tem em Moçambique, como uma instituição sólida e robusta”, de acordo com a mesma fonte. 

Definitivamente William le Roux será eleito no fim de Agosto pelos accionistas do Standard Bank Moçambique como membro de pleno direito do Conselho de Administração.

Para já, acumulará as funções de Administrador Delegado Executivo e de membro do Conselho de Administração (órgão alargado, onde há administradores executivos e não executivos.

Nwokocha, Mestrado em Administração e Gestão, veio substituir António Coutinho para Angola, entretanto despachado para as mesmas funções em Angola, no âmbito da rotatividade de quadros no Grupo Standard Bank, 15 anos consecutivos na liderança do Standard Bank Moçambique.

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *