Estimular a produtividade
Estimular a produtividade – A Cervejeira Heineken Moçambique e Universidade Pedagógica de Maputo rubricaram esta segunda-feira (07Dez2021) um acordo de cooperação que visa estimular a produtividade dos pequenos agricultores do distrito de Marracuene.
Desde 2019, a HEINEKEN Moçambique tem implantada a sua unidade fabril em Bobole, no distrito de Marracuene, onde produz as cervejas Heineken e assumindo a cidadania empresarial, que tem como pilar a sustentabilidade, que se materializa pela contínua melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde os seus projectos estão instalados.
Visando a melhoria da subsistência das comunidades do distrito de Marracuene, a HEINEKEN Moçambique desenvolve um projecto para apoio aos pequenos agricultores, dotando-os de insumos e alfaias para estimular a produção em larga escala, através da prática de técnicas científicas, cujo processo de aprendizagem será garantido pela Universidade Pedagógica de Maputo.
Neyde Pires, Directora de Assuntos Corporativos da HEEINEKEN Moçambique, intervindo na cerimónia de assinatura de acordo de cooperação, demonstrou a preocupação da sua entidade para o desenvolvimento do coteúdo local e bem como comunitário.
“Nós acreditamos que, apoiando os pequenos agricultores, com alfaias e conhecimento, estaremos a estimular a produção em larga escala e o bom aproveitamento da terra.” Disse Neyde Pires que realçou o papel da UP de Maputo 1 como ”para nós, o apoio incondicional que a Universidade Pedagógica de Maputo oferece, irá alavancar a iniciativa e acelerar o processo de emponderamento da comunidade, que irá assistir ao incremento da sua produção, impulsionada pela transferência de conhecimento que será assegurada pela universidade”
Por seu turno, Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, frisou que é papel da academia transformar a sociedade e que com o conhecimento científico e o correcto uso da tecnologia pode desenvolver o país.
Ademais, Ferrão incluiu que a sua entidade vai assegurar esta transferência de tecnologia para comunidade.
“O memorando que assinamos hoje, resulta de uma conversa entre a universidade e Heineken, com vista a promoção de estágios profissionalizantes, criação de bolsas de estudos em várias áreas de interesse e desenvolvimento do corpo docente. Com foco, no desenvolvimento do país, e das comunidades envolvidas”, afirmou Ferrão.
O acordo firmado entre as duas entidades, tem a duração de cinco anos e almeja-se alcançar o envolvimento de todas as partes através de pesquisa, estágios profissionalizantes, bolsas de estudos e seminários. (Estimular a produtividade)
Redactor