Jacob Zuma está doente
Jacob Zuma está doente, razão pela qual não compareceu, hoje, no Tribunal Superior de Pietermaritzburg, como estava previamente agendado, de acordo com a alegação da sua defesa.
O Porta-voz da Fundação, Mzwanele Manyi, disse a jornalistas, no tribunal de Pietemaritzbug, que “desde ontem [domingo] houve um problema de saúde com o presidente [Jacob Zuma], mas pensávamos que quando acordássemos hoje [segunda-feira] tudo estaria resolvido]”.
Manyi justificou que “como as coisas estão agora, o médico aconselhou que Zuma não esteja aqui [sala de sessões do Tribunal]”.
Já na sala de sessões, o advogado de Zuma, Dali Mpofu, disse que houve uma emergência médica nas últimas horas que impede a presença física em tribunal do ex-presidente, que amanhã faz 80 anos de idade.
A defesa disse esperar ter, ainda hoje, o documento médico que relata o estado de saúde de Zuma e justifica a sua ausência na sala de julgamento.
Mesmo com a ausência de Zuma, Dali Mpofu argumentou que a sessão poderia prosseguir, com a defesa a apresentar o pedido de adiamento do reinicio do julgamento.
O juiz Piet Koen concordou em que fosse apresentado o pedido da defesa.
Fundamentalmente, Dali Mpofu diz que Jacob Zuma quer que a Presidente do Supremo Tribunal de Apelação (SCA), Mandisa Maya [recentemente nomeada para vice-presidente do Tribunal Constitucional] reconsidere a petição especial para que seja atendido o pedido de afastamento do representante do Ministério Público, o advogado Billy Downer.
O SCA rejeitou, no mês passado, o pedido de Zuma alegando que o mesmo não procede. (Jacob Zuma está doente)
RAULINA TAIMO, correspondente na África do Sul