Cereais russos: África do Sul
Cereais russos poderão ser despachados para a África do Sul, na sequência da conversa telefónica mantida esta semana [quarta-feira], entre o estadista sul-africano Cyril Ramaphosa e Vladmir Putin, chefe de Estado da Rússia.
Depois de ter sido noticiada com destaque e euforia pela media russa, a conversa entre os dois presidentes foi posteriormente confirmada ao canal de informação sul-africano News24 pelo porta-voz de Ramaphosa, Vincent Magwenya.
Para além da segurança alimentar, os dois líderes afloraram questões sobre o comércio e o investimento, segundo o responsável sul-africano.
Sem especificar quem teve a iniciativa, Magwenya referiu que a ligação telefónica aconteceu “no contexto da preparação da próxima cimeira dos países de economias emergentes-BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”.
Uma nota de imprensa do Kremlin, citada pelo News24, indica que Ramaphosa e Putin falaram sobre “o fornecimento de produtos agrícolas e fertilizantes para a África do Sul” depois do abalo dos mercados globais causado pela invasão russa à Ucrânia.
“Estas questões foram discutidas ao detalhe “indica o comunicado do Kremlin, citado pela News24.
Os dois estadistas terão, também, “trocado opiniões sobre a situação na Ucrânia”, de acordo com Vincent Magwenya.
Com sanções impostas pela União Europeia, a Rússia tem tentado fortalecer as relações que já tem com países da União Económica da Eurásia (EAEU, na sigla em inglês) e com os BRICS, sobretudo na área das energias renováveis. (Cereais russos)
RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul
Clique o link e divirta-se!