Ace Magashule pode ser afastado do ANC
Ace Magashule, antigo Secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC), pode ser afastado do partido, depois de o Comitê Disciplinar do partido governamental na África do Sul ter concluído que ele violou os estatutos.
A Magashule foi dado um prazo de uma semana para, querendo, e por escrito, apresentar argumentos “do porquê não deve ser expulso do partido [ANC]”, deu a conhecer a centenária organização política sul-africana.
O “pecado” de Magashule, um aliado de Jacob Zuma, foi o de ter tentado suspender Cyril Ramaphosa do cargo de Presidente do ANC, em 2021.
O calvário de Elias “Ace” Magashule começou em Maio de 2021, quando o ANC o suspendeu do cargo de SG em cumprimento da directiva do partido, de 2017, segundo a qual todos os membros com “contas” na Justiça deveriam abandonar os cargos que ocupam nas estruturas do partido e do Governo.
Nessa altura Magashule era indiciado de estar envolvido em casos de corrupção, quando era Governador do Free State, investigados desde 2014.
Ace Magashule recusou abandonar as funções alegando que a então SG-Adjunta, Jessie Duarte – uma antiga embaixadora da África do Sul em Moçambique -, que assinara a notificação de suspensão do SG, “não tinha competências para tomar semelhante decisão”.
Magashule viria, depois, a surpreender a tudo e todos ao “exarar” um despacho, no qual anunciava a suspensão de Cyril Ramaphosa do cargo de Presidente do ANC.
Magashule justificava a sua “decisão” socorrendo-se da resolução 8.2 da quinquagésima quarta conferência nacional do partido sul-africano, que estipula que ”todos os quadros acusados ou suspeitosde estarem envolvidos em práticas de corrupção, são passíveis de explicações ao Comité de Integridade, ou então de perante a Comissão de Disciplina, de acordo com a resolução 8.3, que prevê a suspensão de funções e o afastamento, enquanto decorrem as investigações e os procedimentos judiciais“.
Esta “ousadia” foi vista como uma afronta a Cyril Ramaphosa e seus aliados, que afastaram Magashule do cargo e abriram um processo disciplinar que agora conclui que ele [Magashule] violou os estatutos do ANC.
Tendo em conta as fracções internas no seio do ANC ao notável desencontro entre Ramaphosa e Jacob Zuma tudo leva a crer que Ace Magashule vai “engrossar” a lista de militantes do ANC expulsos.
Recentemente, o ANC expulsou Carl Niehaus, outro aliado de Jacob Zuma que “deu a cara” aquando da prisão do ex-presidente. Niehaus viria a formar o partido Radical Economic Transformation (RET).
RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul