Nossa praia artificial a caminho

Ao aproximar o dia sete de Fevereiro de 2024, dia da tomada de posse dos novos autarcas eleitos no escrutínio de 11 de Outubro de 2023, alegra-nos sabermos que novas ideias irão cimentar o país e principalmente na cidade de Chimoio.

Embora Chimoio seja por natureza uma cidade fria, há momentos em que o calor se atreve a obrigar os munícipes a desmontar as suas roupas para um refrescar compulsivo. E isso fez com que no momento da campanha eleitoral o cabeça-de-lista vende-se a ideia de uma praia artificial naquela cidade autárquica. O que foi comprado!

É impossível uma praia artificial? Não! Há países e cidades que fizeram isso. E queremos escrever essa história no Chimoio para mostrar ao colono que podemos sim, temos recurso sim, temos capacidade sim, vivemos novas ideias sim, ensinamos a vida a outros sim. Cidades como

Artificial Beach (Malé, Maldivas);
Cerrado (Rio Quente Resorts, Goiás);
Ilha de Sentosa (Cingapura);
Larvotto (Mônaco, Itália);
Palm Islands (Dubai);
Paris Plage (Paris, França);
Resort Ilhas Tropicais (Krausnick, Alemanha); e
San Alfonso del Mar (Algarrobo, Chile) podem ter sido inspiração daquele cabeça-de-lista de lista. Viu, viveu, saboreou e resolveu dar de presente aos seus munícipes. Afinal é possível colocar os nossos municípios no mapa do mundo?

Já estamos como país no mapa pela corrupção, miséria, violência, isso ninguém nos tira e estamos bem posicionados. Mas agora colocar Chimoio por esse feito ousado do cabeça-de-lista já é algo para aplaudir.

Pela primeira vez desde a independência a se pensar numa praia artificial. Queremos que as crianças e pessoas sem recursos para passar o dia numa praia tenham esse privilégio sem sair de casa. E nós, munícipes, perguntamos, para quando estão previstas as obras? Onde estará localizada a praia? Quais serão as dimensões? Praia ou piscina grande?

O meu grande medo é de esse discurso de praia cair em terra pedregosa como o discurso da Estrada Nacional Número Um, como da estrada que liga a cidade de Nampula a Mecuburi que desde antes de Cristo prometem e não há sinal de haver algo. Será que daremos o benefício da dúvida ao proponente da praia artificial do Chimoio?

Se Chimoio já era atraente pela montanha cabeça de velho, como será agora com a praia? Os de Tete, Zimbabwe e municípios circunvizinhos estarão aproveitando as águas trazidas pelo cabeça-de-lista daquela urbe para uma alegria sem número.

Contudo, nós, de Chimoio, agradecemos pela ideia ainda que não venha a sair do papel. Valeu por ter ameaçado a pobreza da cidade de Chimoio. Nós acreditamos que, com essa ideia, a pobreza ficou mexida, o turismo agradeceu junto com o povo, a economia de Chimoio emocionou-se, a sociedade fortaleceu-se.

Agora só nos resta esperar para ver. Com esperança? Só os deuses do Faraó saberão responder a essa pergunta. Bem-vinda nossa praia e bem haja Chimoio.

JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA

Este artigo foi publicado intitulado “Nossa praia artificial a caminho” foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 05 de Fevereiro de 2024, na rubrica OPINIÃO.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactor favor ligar para ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *