Não é fácil ser moçambicano

Não é fácil ser moçambicano 

Antigamente era orgulho ser moçambicano. Vivíamos ostentando a alegria, o entusiasmo, a realização e até sonhávamos. Os nossos sonhos realizavam-se e éramos exemplos na África Austral como país. 

Fomos por muito tempo exemplo na preservação da paz e tranquilidade. Hoje somos um lugar repugnante, um povo sem futuro, uma nação deteriorada e com uma governação meio copo.

O moçambicano hoje não tem quem o acuda. É extorquido em tudo quanto é canto por outro irmão moçambicano que está no poder ou sendo servidor público. Não se sabe mais quem é ladrão e quem prende o ladrão. Todos somos ladrões e, ao mesmo tempo, perseguidores de ladrões. 

A janela está fechada. Os recursos são uma maldição. Ora vejamos: o moçambicano, ao ir ao hospital, deve ter um valor extra para pagar e ser bem atendido. No momento da matrícula, deve pagar a alguém para conseguir matricular; até para entrar no chapa deve subornar ao cobrador para conseguir sentar num bom lugar.

Quem conduz sempre deve ter dinheiro para pagar a um agente regulador de trânsito, às vezes, desnecessariamente. As multas são apenas verbalizadas e não materializadas justamente para alimentar as barrigas avantajadas dos agentes fruto do esforço alheio. 

Até nas igrejas os moçambicanos são extorquidos. Para onde vamos? Ao moçambicano só restam duas vias.

Sofrimento destes é insuportável, por vezes a pessoa pensa que é preferível abandonar o país e ir para o estrangeiro lavar perus de dono. 

Não é fácil ser moçambicano; é preciso aguentar horrores sem poder dizer algo. Quem nos pode acudir? De onde virá o nosso socorro? Para quando a libertação do moçambicano? Como sair desse assunto que lasca a todos? Como impor respeito e valorização da vida e esforço do e ao moçambicano?

Verdade ou não, é difícil ser moçambicano.

Há quem desminta?

JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA

Este artigo foi publicado foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 12 de Março de 2024, na rubrica OPINIÃO.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactor favor ligar para ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *