“O Embondeiro que sonhava pássaros” em cena no CCFM
Sexta-feira, 12 de Abril, foi a data escolhida para apresentar a peça de teatro “O Embondeiro que sonhava pássaros”, quando forem 19h00 no Centro Cultural Franco-Moçambicano.
“O Embondeiro que sonhava pássaros” narra a história de uma criança, filha de colonizadores, que encontrava felicidade em uma mulher que vendia pássaros, encantando os mais novos da vila.
No entanto, essa acção não era do agrado dos seus progenitores que viam essa mulher como uma dissuasora dos bons costumes. Por esse motivo, um grupo influente, composto por políticos, militares e membros da sociedade civil, une-se para persuadir a vendedora de pássaros a não mais retornar à vila.
Segundo Evaristo Abreu, que está na direcção artística, a produção da peça teve início em 2020, época da covid-19. Na altura contava com três actores, porém num processo moroso, daí que teve de fazer uma pausa.
Após a aplicação do projecto para a apresentação da peça no Centro Cultural Franco-Moçambicano, recebeu a notícia da aprovação. Neste contexto, Evaristo Abreu teve de aumentar o elenco de autores, passando de três para sete, nomeadamente: Adelino Branquinho, Yolanda Fumo, Elliot Alex, Horácio Guiamba, Lucrécia Noronha, Fernando Macamo e Shercia Carolina.
A peça, inspirada no conto homónimo do escritor Mia Couto, está sob direcção de Evaristo.
MULENGANDARE NDINE