EN1 bloqueada por cerca de seis horas
A Estrada Nacional Número Um (EN1), a única via que liga por terra o Sul e Norte de Moçambique e vice-versa, esteve esta quinta-feira bloqueada por populares revoltosos na região de Incoluane, o rio que separa as províncias de Maputo e Gaza.
São várias as versões na base do motim, mas todas têm um denominador comum: desinformações em torno de uma alegada movimentação de pessoas estranhas na zona, alegadamente “insurgentes” ou “terroristas” (vide manchete desta edição).
O bloqueio da via começou perto das 14 horas e só foi resolvido perto das 19h30 minutos, depois da intervenção de agentes de diversas especialidades da Polícia da República de Moçambique (PRM), que efectuaram disparos durante largos minutos e atirando gás lacrimogénio.
A versão oficial é de que os amotinados exigiam a soltura de uma mulher detida pelas autoridades sob acusação de disseminar informações pelas redes sociais, incluindo vídeos, sobre uma alegada presença de insurgentes em Magul e arredores.
Os manifestantes colocaram diversos obstáculos na via e executaram incêndios vários, incluindo queima de pneus e outro material facilmente inflamável, mas não molestaram os transeuntes.
A metodologia adoptada pelos manifestantes foi de colocar mulheres e crianças na “linha da frente”, enquanto os homens se posicionavam estrategicamente nas bermas da estrada.
A interrupção da via transtornou numerosos automobilistas e viajantes que viram os seus programas desfeitos ou prejudicados, incluindo quem optasse por desistir da viagem e regressar à proveniência.
Redactor
Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 03 de Maio de 2024.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook https://www.facebook.com/Redactormz
Gratos pela preferência