Nyusi nos BRICS
O presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, deverá se encontrar esta semana com alguns, ou mesmo todos os responsáveis dos governos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), conforme apurou o Correio da manhã em Joanesburgo de uma fonte diplomática.
O nosso informante especificou que Nyusi deverá chegar a África do Sul esta quinta-feira, segundo dia da cimeira dos responsáveis dos BRICS, programada para começar na quarta e terminar na sexta-feira na cidadela híper-financeira sul-africana de Sandton.
Analistas em Sandton acreditam que Filipe Nyusi vai à reunião dos BRICS para fazer “corredores diplomáticos”, tendo em conta o elevado interesse que Moçambique tem junto dos países integrantes deste grupo.
Oficialmente, Moçambique e os restantes países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), deverão ser representados na 10ª dos BRICS por Angola e Zâmbia.
É a segunda vez que a África do Sul acolhe a cimeira dos líderes dos BRICS depois de ter acolhido o evento em 2013 na cidade de Durban.
Durante três dias, os líderes dos cinco países vão discutir, entre outros assuntos, formas de abrir janelas de oportunidade de comércio e de crédito do Banco dos BRICS para países africanos.
A participação de Angola, presidente do órgão da troika de política, defesa e segurança da SADC, e da Zâmbia, presidente em exercício da organização regional, na cimeira dos BRICS foi confirmada num encontro com a imprensa para a actualização da preparação do evento.
Redacção