Malogro na Beira

Malogro na Beira – Moçambique recebeu garantias de disponibilização de apenas 1,2 mil milhões de dólares norte-americanos dos USD 3,2 mil milhões alegadamente necessários para o projecto de reconstrução dos pontos afectados pelos ciclones Idai e Kenneth que flagelaram o país em Março e Abril passados.

Mesmo assim, o Presidente da República, Filipe Nyusi, optou por um discurso diplomaticamente correcto durante a sessão de encerramento do encontro.

Analistas presentes no evento comentaram para o Correio da manhã que o gesto da comunidade internacional pode estar a reflectir algum desconforto com o destino geralmente dado às oferendas providenciadas a Moçambique em caso de tragédias naturais ou causadas pelo próprio Homem.

Evidenciaram esta alegação com relatos abundantes que surgiram logo a seguir ao ciclone Idai em que houve denúncias de vítimas desta intempérie que foram forçadas a aceitar manter relações sexuais com alguns desonestos para estes lhes providenciarem ajuda diversa disponibilizada por pessoas de boa vontade de dentro e fora de Moçambique.

“A questão da confiança é sempre um tema sensível em todas as suas esferas e vertentes. Uma vez afectada, dificilmente se recupera”, comentou um dos presentes na Conferência Internacional de Doadores realizada sexta-feira e sábado na cidade da Beira.

Outro analista que falou sobre este malogro para o Cm alertou que “estamos a falar de promessas, e desse universo talvez apenas serão disponibilizados pouco menos de USD 500 milhões e dessa pequena quantia parte substancial vai `desaparecer´ nos meandros da burocracia e da corrupção”.

Mais detalhes na edição de segunda-feira (03 de Jun19) do jornal Correio da manhã, versão PDF. Querendo receber legal e regularmente as versões PDF do Correio da manhã pode pedir cupão de subscrição através do E-mail correiodamanha@tvcabo.co.mz ou ligando para os seguintes terminais 21305323 ou 2130536 ou os telemóveis 82/84 30 85 360, 84 140 4040 ou 87 010 5070

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.

Gratos pela preferência

Redacção

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *