A ironia da vida e a manipulação aos Africanos

A vice-Presidente dos Estados unidos da América, Kamala Harris, que tomou posse em 2021, sobre a qual sempre se destaca o facto de ser “a primeira mulher e cidadã negra” a ocupar aquele cargo nos EUA, desembarcou na semana passada na Zâmbia, depois da Secretária do Tesouro, Janet Yellen, ter estado neste país africano em Janeiro deste 2023, no moderno Aeroporto financiado e construído pela China.

As duas norte-americanas se deslocaram à Zâmbia para irem dizer que “o dinheiro e apoio chinês à Zâmbia e África estão a fazer mal à ambos”.  

As duas mulheres foram recebidas com pompa e circunstância, entre sorrisos e abraços com as dirigentes locais, incluindo o próprio presidente Hakainde Hichilema, (vide Redactor N° 6538, pág. 5).

Impressionante o facto de a Zâmbia não ter sido capaz de obter financiamento dos EUA para construir Estrada, Aeroporto e Linhas férreas.

Não obstante empresas de capitais dos EUA em particular e do Ocidente em geral exploram ricos minérios na Zâmbia há mais de 70 anos exportando-os também para China, usando estradas e a linha férrea construídas com dinheiro da China escoar tais minérios.

Coisas que somente acontecem em África, lamentavelmente.

JOCHUA JOÃO

Este artigo foi intitulado foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de  04 de Abril de 2023, na rubrica de opinião denominado OPINIÃO.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

https://bit.ly/3Zkww2g

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *