Acabam nos ajudando

Acabam nos ajudando – Tem se dito, e com alguma razão, que os políticos nos usam – a nós, vulgo população – como mero trampolim para justa ou injustamente atingirem os seus objetivos, o poder, principalmente, e nada mais.

Mas porque os tempos são outros, não basta o recuso à força para lograrem os seus intentos e, para acompanhar a onda, devem obedecer aos ditames da “democracia”. E com a tal de democracia multipartidária implica eleições regulares, mesmo muitos dos que ascenderam ao poder por vias pouco ortodoxas hoje se veem na obrigação de se submeter a tais regras internacionalmente aceitas.

É neste contexto que, volta e meia, com ou sem lisura, aqui e acolá há “eleições” e tal esforço implica campanha eleitoral e companha eleitoral implica marketing político-partidário e como marketing político-partidário implica oferendas diversas, os políticos devem investir em capulanas, lenços, panos e outros objectos com os quais, querendo como não, acabam nos ajudando a resolver algumas das nossas necessidades fundamentais, atavio, principalmente.

Acabam nos ajudando com camisetas, capulanas, lenços e outras quinquilharias

Na região centro de Moçambique, por onde andei recentemente, constatei que, dada a proximidade geográfica e ligações históricas, sociais e culturais, até o partido Zimbabwe African National Union- Patriotic Front (ZANU-PF) União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica, governante no país vizinho desde que se tornou independente em Abril de 1980 e o respectivo actual líder, Emmerson Dambudzo Mnangagwa,  “contribuem” na luta contra a nudez em Moçambique, como ilustram estas imagens.

Pelos vistos os nossos políticos querendo como não acabam nos ajudando.

A MINTHIRU IVULA VULA KUTLHULA MARITO! Os actos valem mais que as palavras!  Digo/escrevo isto porque que ainda creio que, como em anteriores desafios, Moçambique triunfará e permanecerá, eternamente.

REFINALDO CHILENGUE

Este artigo intitulado “Acabam nos ajudando” foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 30 de Junho de 2022, na rubrica de opinião denominado TIKU 15

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Olá!

Clique o link e divirta-se!

https://online.fliphtml5.com/tnxli/geox/#p=2

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *