Anastácio Matavel morto

Anastácio Matavel, um destacado membro de uma Organização Não-Governamental (ONG) sedeada em Xai-Xai, capital da província meridional moçambicana de Gaza foi brutalmente morto por homens armados em pleno dia naquela cidade.

Ao que o correspondente do Correio da manhã em Gaza apurou, a vítima foi baleada à saída de uma sessão de treino de observadores da Joint, uma Organização da Sociedade Civil integrada da Sala da Paz.

Em vida Matavel era Director Executivo do Fórum das Organizações não governamentais de Gaza, (FONGA).

Consta que os malfeitores que mataram Matavel minutos depois do crime se envolveram num acidente de viação, do qual dois deles teriam morrido no local, um neutralizado por populares e outro se escapulido, de espingarda de assalto de modelo AK-47 em punho.

A viatura em que os criminosos viajavam, depois de capotar

Anastácio Matavel foi crivado por entre dez a 11 balas disparadas para o interior da viatura em que se fazia transportar na estrada que liga a Cidade de Xai-Xai e a Praia do mesmo nome.

Depois de atingido, Anastácio Matavel foi socorrido ao Hospital Provincial da Xai-Xai, onde viria a perder a vida dez minutos depois, segundo informações avançadas pelo Director Clínico daquela maior Unidade Sanitária da Província de Gaza, Osvaldo João.

Os meliantes, em número de quatro, e fazendo se transportar numa viatura ligeira  Toyota Mark X, tentaram empreender uma fuga, primeiro usando becos estreitos e depois pela Estrada Nacional Número 1, antes de se envolver num acidente, quando faziam o percurso Sul/Norte.

O crime chocou muitos residentes de Xai-Xai e não só, uma vez que a notícia da macabra ocorrência rapidamente ficou viral nas redes sociais.

Anastácio Matavel além de ser Director Executo do Fórum das ONGS em Gaza, era ponto focal da Sala de Paz e preparava se para uma conferência de imprensa esta terça feira em Xai-Xai, sobre o andamento da campanha eleitoral em Gaza.

(Correio da manhã de Moçambique)

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *