As oito medidas do ABSA
As Oito medidas foram adoptadas pelo Absa Bank Moçambique desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) catalogou o novo coronavírus (Covid-19) como pandemia, com o intuito de proteger os seus colaboradores, cliente e parceiros e, consequentemente, minorar o impacto social e económico da doença à escala nacional.
No leque das medidas adoptadas pelo ABSA neste contexto destaque vai para a oferta de um pacote de reestruturação dos empréstimos, através de uma moratória de crédito, com prazo de três a seis meses.
De acordo com fonte do ABSA, até à presente data, foram concedidas mais de duas mil moratórias aos clientes, representando uma exposição total de 2.900.000.000,00 MT (dois biliões e novecentos milhões de meticais) na carteira de crédito.
O ABSA anunciou ainda a antecipação, aos seus fornecedores regulares, do pagamento de facturas relativas a serviços a serem prestados ao longo dos próximos três meses (a partir de Abril), tendo, até ao momento, sido pagos cerca de 62.000.000,00 MZN (Sessenta e dois milhões de meticais).
Com esta medida os gestores do ABSA salientam que pretendem contribuir para uma melhoria da liquidez dos seus fornecedores durante este momento económico desafiante.
Em linha com as medidas extraordinárias aprovadas pelo Banco de Moçambique (BM), o ABSA eliminou todas as comissões de utilização em qualquer ATM em todo o território nacional para todos os seus clientes, por um período de três meses, eliminou igualmente as comissões de transferência para carteiras móveis e todas as comissões de utilização dos canais digitais, por período igual.
Com esta medida o ABSA permitiu que os utilizadores destes serviços poupassem cerca de 16.000.000,00 MZN (Dezasseis milhões de meticais) em comissões, de acordo com dados fornecidos pelo banco que tem como PCA a antiga Primeira-Ministra de Moçambique, Luísa Diogo.
O ABSA oferece também, aos retalhistas com serviços de entrega ao domicílio, soluções grátis de cobranças domiciliárias (via cartões bancários e carteiras móveis), por forma a promover a expansão destes serviços e contribuindo assim para a redução das deslocações da população. Até à data dezenas de retalhistas beneficiaram desta medida a nível nacional.
Esfera social
Na vertente social, todas as agências bancárias do ABSA foram equipadas com desinfectante nas zonas de atendimento a clientes e nas zonas internas do balcão.
A temperatura dos colaboradores e clientes passou a ser controlada à entrada da agência. Por forma a garantir o devido distanciamento entre pessoas, um máximo de cinco clientes podem estar dentro da agência a cada momento e para sua conveniência e higiene, a porta será aberta pela segurança.
Todas as agências e ATM do ABSA estão sujeitos a intervenções de limpeza ainda mais frequentes e rigorosas.
O ABSA implementou o trabalho remoto contando já com cerca de 72% dos seus colaboradores, cuja presença física nas instalações desta instituição financeira é dispensável, a trabalhar a partir de casa.
Dessa forma, estão mais protegidos eles próprios, as suas famílias, os clientes e parceiros e a sociedade em geral.
O Absa Bank Moçambique doou, ainda 36 toneladas de sabão em barra, de produção nacional, ao Ministério da Saúde (MISAU) para distribuição às comunidades mais carenciadas a nível nacional, numa iniciativa que abrangeu 150 mil moçambicanos em todo o País. Esta iniciativa contou com o apoio do Sindicato do Banco, que, no âmbito do cancelamento das actividades de celebração do Dia do Trabalhador, canalizou a verba que se destinaria à efeméride para a aquisição do produto.
Fora ainda distribuídas duas mil máscaras de capulana pelos colaboradores do ABSA, para além de uma doação de sangue, efectuada no dia 30 de Abril.
(Correio da manhã de Moçambique)