Aumentam indícios de viciação no censo eleitoral

Mais dois conjuntos de equipamentos de recenseamento eleitoral foram encontrados em locais não autorizados na Matola, província de Maputo, Sul de Moçambique.

Os equipamentos estavam guardados em casas particulares que se acredita serem de chefes de bairro.

Teme-se que equipamentos tenham sido usados ​​durante a noite para registar eleitores de fora do município.

Um conjunto foi encontrado por monitores da oposição no bairro de Ndlavela, no Bairro T3 da Matola. Trata-se de equipamento da brigada 105, localizada no Campo de Ndlavela, segundo o Mozambique Elections, do Centro de integridade Pública (CIP).

De acordo com a mesma fonte, o segundo lote de equipamento foi encontrado numa casa no bairro da Bunhiça, no posto administrativo da Machava, na Matola.

Este equipamento achado em Bunhiça é utilizado pela brigada localizada no bloco 64.

A supervisora ​​disse que apenas recebeu ordens da coordenadora para levar os equipamentos a serem guardados naquela residência, não sendo ela a responsável pela movimentação dos equipamentos para aquela casa.

Os equipamentos devem ser guardados durante a noite no armazém do STAE, ou nos postos de registo sob protecção policial, como no passado, mas neste registo foram encontrados muitos “Mobile IDs” (como são conhecidos os computadores de registo) em residências particulares.

Na semana passada, a fiscalização da oposição encontrou um telemóvel, com sua respectiva impressora, na casa de um brigadista.

Também em Chókwè, Gaza, alguns telemóveis são guardados durante a noite nas casas dos chefes de localidade, ou em casas desconhecidas.

Em Ribáuè foram transportados à noite telemóveis para recenseamento de eleitores de fora do município e para impressão de cartões de eleitor, o que confirmou as suspeitas de que houve recenseamento clandestino em muitos pontos do país.

Mozambique Elections/CIP/Redactor

https://bit.ly/41XbJTI

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *