Biden ou Trump
Os norte-americanos escolhem, hoje, entre Donald Trump e Joseph “Joe” Biden para dirigir os destinos dos Estados Unidos da América nos próximos quatro anos.
Especialistas e analistas se esgrimem até à medula sobre o que pode acontecer nos EUA e no Mundo depois destas eleições, mas o Correio da manhã limitar-se-á, netas linhas, a resumir os perfis dos dois concorrentes. Ei-los:
Donald John Trump, nasceu em Nova Iorque, 14 de Junho de 1946) é um empresário, personalidade televisiva e político americano, sendo actualmente o 45.º presidente dos Estados Unidos.
Na eleição de 2016, Trump foi eleito pelo Partido Republicano ao derrotar a candidata democrata Hillary Clinton no número de delegados do colégio eleitoral; no entanto, perdeu por mais de 2,8 milhões de votos, a maior derrota nas urnas de um presidente eleito na História do país.
Foi empossado para o cargo em 20 de Janeiro de 2017 e, aos 70 anos de idade, é a pessoa mais velha a assumir a presidência.
Trump nasceu e cresceu no Queens, um dos cinco distritos da cidade de Nova York, e recebeu um diploma de bacharel em economia da Wharton School da Universidade da Pensilvânia em 1968.
Em 1971, recebeu de seu pai, Fred Trump, o controle da empresa de imóveis e construção Elizabeth Trump & Son, renomeando-a para The Trump Organization.
Durante sua carreira, Trump construiu torres de escritório, hotéis, cassinos, campos de golfe e outras instalações com sua marca em todo o mundo.
Donald Trump também foi dono do concurso de beleza Miss USA entre 1996 e 2015, fez breves aparições em filmes e séries de televisão, e apresentou e coproduziu o programa The Apprentice, um reality show que foi transmitido pela NBC entre 2004 e 2015.
Em 2016, a revista Forbes o listou como a 324.ª pessoa mais rica do mundo e a 113.ª nos Estados Unidos, com um patrimônio líquido de 4,5 bilhões de dólares.
Joseph Robinette “Joe” Biden Jr. (Scranton, 20 de Novembro de 1942) é um advogado e político norte-americano. Filiado ao Partido Democrata, foi o 47º Vice-Presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017.
Entre 1973 e 2009, Biden exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo Delaware, período em que presidiu importantes comités do Senado.
Actualmente, Biden é o candidato democrata a Presidente dos Estados Unidos na eleição de Novembro de 2020. Biden e sua família se mudaram para o Delaware em 1953.
Tornou-se advogado em 1969 e foi eleito para o Conselho do Condado de New Castle em 1970. Em 1972, sua eleição para o Senado o converteu no sexto senador mais jovem da história norte-americana.
No Senado, Biden integrou por muitos anos e presidiu o Comité de Relações Exteriores. Em 1991, opôs-se à Guerra do Golfo, mas defendeu a intervenção dos EUA e da OTAN na Guerra da Bósnia em 1994 e 1995. Votou a favor da resolução que autorizou a Guerra do Iraque em 2002, mas se opôs ao aumento de tropas norte-americanas em 2007. Também actuou como presidente do Comité Judiciário, lidando com questões relacionadas a políticas de drogas, prevenção ao crime, liberdades civis e as nomeações de Robert Bork e Clarence Thomas para a Suprema Corte. Biden liderou os esforços para aprovar legislações contra o crime violento e a violência contra as mulheres.
(Correio da manhã de Moçambique)