Camarões despede Seedorf
Camarões – O técnico dos “Leões Indomáveis”, o holandês Clarence Seedorf, foi despedido esta semana pelos responsáveis da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot), pelo afastamento da selecção nos oitavos-definal da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN).
A partida da final da prova será disputada esta sexta-feira entre Senegal e Argélia quando forem 21 horas em Maputo no Estádio Internacional do Cairo, capital do Egipto.
“A Federação de Futebol dos Camarões decidiu, de acordo com as estipulações das cláusulas resolutivas dos seus respectivos contratos de trabalho cessar as funções do treinador Clarence Seedorf e do seu assistente técnico Patrick Kluivert”, lê-se no comunicado emitido pela Fecafoot e assinado pelo respectivo presidente, Seidou Mbombo Njoya.
Nomeado em Agosto de 2018, a dupla holandesa somou quatro vitórias, cinco empates e três derrotas.
Seedorf e Patrick Kluivert tinham assinado um contrato de quatro anos, com objectivo de vencer o CAN’ 2019, no Egipto.
A missão dos treinadores holandeses foi um fracasso na fase final da competição, de acordo com a Fecafoot que não hesitou em afastá-los.
Os dirigentes desportivos dos Camarões estão no mercado em busca de entendido em futebol para preencher a vacatura aberta com o afastamento dos holandeses, tendo em vista as eliminatórias do Mundial do Qatar, em 2022.
Na primeira fase da prova, os Leões Indomáveis classificaram-se na segunda posição do Grupo F, com cinco pontos, atrás dos Black Star, do Ghana, também com cinco, mas com vantagem no coeficiente de golos.
Os Camarões, que participaram na prova pela 20ª vez falharam a defesa do título de pentacampeão, conquistado na edição passada do CAN, disputado no Gabão.
Ao longo da carreira como atleta, Clarence Seedorf disputou 974 jogos e marcou 174 golos.
Enquanto jogador teve passagens pelo AC Milan, Real Madrid, Inter de Milão, Sampdória, Ajax e Botafogo.
Na Laranja Mecânica, designação oficial da selecção holandesa, o antigo médio efectuou 87 desafios tendo marcado 11 golos.
Redacção