Causas dos conflitos
Causas dos conflitos – O arcebispo da Beira, Claudio Dalla Zuanna, disse hoje que a falta de oportunidades para os jovens constitui um dos principais motivos para conflitos armados em Moçambique.
“A paz diz respeito à justiça e oportunidades que os jovens podem ter. O problema da esperança e oportunidades para os jovens é o problema central de novos conflitos para Moçambique”, afirmou Zuanna, após a abertura do V Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique.
Segundo referiu, a maioria dos jovens não consegue ter oportunidades de emprego para construir um futuro, o que os deixa disponíveis para serem aliciados.
“Facilmente vão ser aliciados por qualquer tipo de respostas que possam parecer viáveis” e que podem levar ao “terrorismo ou criminalidade organizada”, referiu.
“Penso que também em Cabo Delgado uma das questões centrais seja dar oportunidade às pessoas, sobretudo aos jovens”, acrescentou.
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.
O arcebispo observou que este é um número que deixa de fora muitas pessoas que morrem no mato e ainda muitos desaparecidos.
O futuro da juventude é um dos temas em foco no encontro de três dias na cidade da Beira sob o lema “Incentivando a produção científica para a promoção da paz, justiça social e desenvolvimento” da Universidade Católica de Moçambique. (Causas dos conflitos)
Redactor