China, Angola e Zâmbia felicitam Chapo e Frelimo
Os presidentes da República popular da China, de Angola e da Zâmbia enviaram mensagens de felicitações ao candidato presidencial Daniel Francisco Chapo e ao partido que suportou a sua candidatura pelas vitórias alcançadas por ambos nas eleições presidenciais e gerais de 09 de outubro passado.
Xi Jinping, João Manuel Gonçalves Lourenço e Hakainde Hichilema, reiteram, nas missivas difundidas pela Rádio Moçambique – canal público de radiodifusão –, disponibilidade para prosseguir e aprofundar os laços múltiplos de parceria com a também chamada “Pérola do Índico” e seu povo.
Moçambique está mergulhado numa profunda crise política que inclui violência brutal nas ruas em virtude de a oposição em bloco estar a contestar os resultados oficiais das eleições de 09 de outubro que dão vitória esmagadora ao partido Frelimo e seu candidato presidencial, Daniel Chapo.
Inicialmente a contestação era apenas do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS, extraparlamentar) e seu candidato presidencial, Venâncio António Bila Mondlane, mas desde a semana passada praticamente todos os partidos na oposição se juntaram à contestação.
Os resultados anunciados oficialmente pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) no dia 24 de Outubro dão vitória a Daniel Chapo e ao partido Frelimo com mais de 70% dos votos.
Venâncio Mondlane, apoiado pelo PODEMOS aparece em segundo lugar, com 20,32%, mas afirmou não reconhecer estes resultados, que ainda têm de ser validados e proclamados pelo Conselho Constitucional.
Redactor