Cm e DW de “mãos dadas”

Já está em materialização um pacto de parceria celebrado em finais de 2017 entre o jornal moçambicano Correio da manhã (Cm) e o canal público de rádio difusão da Alemanha, a DeuttscheWelle (DW), na base da qual a estação europeia vai difundir alguns dos seus conteúdos através das plataformas digitais do periódico de Moçambique.

Com efeito, na base deste pacto, o jornal moçambicano Correio da manhã está, desde o passado dia 26 deste Janeiro, a incluir na sua plataforma facebook (https://www.facebook.com/Correiodamanhamoz) alguns conteúdos produzidos pela DW.

O acordo nesse sentido foi formalmente rubricado por Refinaldo Chilengue, director editorial do Correio da manhã de Moçambique, e SvenIbrahim-Sauer, responsável editorial da DeuttscheWelle em África.

DeutscheWelleGmbH foi fundada em Agosto de 1924, como uma associação de todas as emissoras radiofónicas regionais, com sede em Berlim. Mas essa associação nada teve a ver com a DeutscheWelle, no ar desde 3 de Maio de 1953.

Foi nessa data que começaram as transmissões radiofónicas, em ondas curtas, dirigidas a cidadãos alemães em todo o mundo.

A mensagem – “aos queridos compatriotas em todo o mundo” – fora gravada pessoalmente pelo então presidente da Alemanha, Theodor Heuss.

Por seu turno, o jornal Correio da manhã foi oficialmente lançado em Maputo, capital de Moçambique, no dia 10 de Fevereiro de 1997, por Alexandre Chiure, Leandro Paul e Refinaldo Chilengue, tendo lançado oficialmente a sua plataforma Facebook em 10 de Fevereiro de 2016, tornando-se numa das principais fontes de informação deste país, do continente africano e do mundo. É principalmente frequentada por académicos, empresários, políticos e público em geral.

A informação substancial e inédita é o género que mais espaço ocupa nas diferentes plataformas do Correio da manhã (PDF, www.correiodamanhamoz.com e facebook). Têm igualmente cabimento variantes baseadas na Pesquisa & Análise, úteis no aprofundamento e interpretação dos factos e acontecimentos para estrategas de diferentes esferas de actividade.

O Correio da manhã está funcionalmente apoiado numa rede de profissionais moçambicanos e de alguns países falantes da língua portuguesa. Tem igualmente um correspondente na República da África do Sul.

Redacção

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã,  edição de 29 de Janeiro 2018

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF  do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um email para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *