Confiscadas centenas de artes de pesca nocivas
Funcionários a soldo do Governo provincial de Sofala confiscaram e destruíram perto de 300 artes de pesca nocivas durante a época de defeso de pesca do caranguejo do mangal e a veda de pesca do camarão de 2023/24.
Adicionalmente, 20.141 quilogramas de produtos pesqueiros foram confiscados.
As autoridades aplicaram ainda multas diversas aos indivíduos que possuíam estes produtos durante o período de defeso, bem como àqueles que utilizavam artes de pesca impróprias.
Os dados foram divulgados pela porta-voz da 7ª Sessão Ordinária do Conselho dos Serviços de Representação do Estado em Sofala, Ermelinda Maquenze, que explicou que a apreensão resultou da inspeção de 780 artes de pesca nos distritos da Beira, Dondo, Marromeu, Búzi e Machanga.
A delegada da Administração Nacional das Pescas em Sofala, Zainabo Masquine, apelou aos pescadores para adoptarem práticas de pesca sustentáveis e responsáveis, e evitar o uso de artes tóxicas e o abate indiscriminado de mangais, facto que pode contribuir para a recuperação dos recursos pesqueiros e garantir a disponibilidade futura destes recursos.
Redactor
Para constantes informações actualizadas e fidedignas por favor siga Jornal REDACTOR aqui no facebook