Cooperação com Índia

Os governos de Moçambique e da Índia assinaram, esta quinta-feira, em Maputo,  acordos de combate à droga, produção de feijão bóer e cooperação na área da juventude e desportos.

Falando após a assinatura dos entendimentos, no âmbito da visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, a Maputo, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, assinalou que os mesmos traduzem a importância que os dois países atribuem à cooperação bilateral.

“Estes entendimentos traduzem o quão importante é a nossa parceria em todos os domínios”, disse Nyusi, em declarações aos jornalistas, após conversações entre delegações dos governos dos dois países.

O chefe de Estado moçambicano adiantou que o acordo para o combate à droga tem em vista o tráfico que se desenrola através do oceano Índico, que banha os dois países, tendo em conta que este tipo de criminalidade não se pode travar unilateralmente.

Em relação ao entendimento para a produção de feijão bóer, um tipo de feijão com condições agroclimáticas favoráveis em Moçambique e muito consumido na Índia, Filipe Nyusi disse que o mesmo insere-se nos esforços das autoridades moçambicanas de garantir a segurança alimentar no país e gerar excedentes para exportação.

“É importante realçar que este memorando pode ser um passo simples, mas com ele será possível multiplicar a produção, porque há a necessidade de abastecer Moçambique e Índia”, afirmou Nyusi.

Por seu turno, Narendra Modi afirmou que o acordo para o combate à droga justifica-se pelo facto de este tipo de substância ser parte do crime transnacional e estar associado ao terrorismo e exigir esforços globais para o seu combate.

“O terrorismo é uma ameaça mundial que tem de ser combatido através de uma coordenação de esforços internacionais”, realçou Modi.

Nas declarações à imprensa, o Presidente moçambicano e o primeiro-ministro indiano assumiram o compromisso de aprofundar a cooperação bilateral, assinalando os desafios comuns que enfrentam como países em vias de desenvolvimento.

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *