Cyber city em construção no Zimbabwe

Mesmo debaixo de uma potente barreira de sanções internacionais aplicadas pelo Ocidente e que já duram décadas, o vizinho Zimbabwe não se inibe de dar passos ambiciosos. Está a erguer uma Smart City.

A construção da infra-estrutura resulta de um investimento ─ Multik International ─ do conhecido magnata do Médio Oriente de origem indiana Nawab Shaji Ul Mulk e conta com o beneplácito e apoio pessoal do Presidente do Zimbabwe, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, de 81 anos de idade.

A Zym Cyber City ocupará uma parcela com a área de 250 hectares, no Mount Hampden, New Harare.

Estamos a falar de uma cidade desenhada para ser a nova capital do Zimbabwe, que acomodará o novo edifício do Parlamento e edifícios dos ministérios e outras unidades do Governo.

A Zim Cyber City oferecerá ao mercado soluções imobiliárias multiuso (habitação, comércio e serviços), fazendo uso das soluções tecnológicas mais recentes.

Para garantir a competitividade dos investidores que nela se implantarem, a Zim Cyber City terá o estatuto de Zona Económica Especial, garantindo um regime fiscal favorável aos investimentos.

Importa referir que, não obstante estar sob severa punição pela forma como procedeu à nacionalização da terra, o Zimbabwe consegue se colocar no pelotão dos maiores destinos de investimento estrangeiro na África austral.

Redactor

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 28 de Fevereiro de 2024.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 843085360 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *