Diálogo suspenso
A decisão foi anunciada pelo coordenador da equipa de mediação internacional, Mario Raffaeli, que deixou uma proposta a ser analisada pelas delegações do Governo e da Renamo.
“Não é uma interrupção por um motivo particular, é uma interrupção logística”, afirmou aos jornalistas Mario Raffaelli, mediador indicado pela União Europeia, dando conta de que os membros da equipa internacional vão voltar aos seus países e “retomam o trabalho no dia 08 de Agosto”.
O político italiano tinha declarado no sábado que os mediadores precisavam de tempo para analisar as questões levantadas pela delegação do Governo e da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e poderem apresentar uma proposta às partes.
“Os mediadores pediram uma suspensão há dias e aproveitámos o tempo para falar com as delegações por via bilateral e termos todos os elementos para uma proposta, que foi hoje entregue”, informou.
Raffaelli escusou-se a fornecer detalhes sobre a proposta, comentando que “a negociação não é uma coisa pública” e também que “não seria correcto falar com a imprensa sobre uma coisa que ainda tem de ser discutida”.
As conversações estão focadas no primeiro ponto da agenda, sobre a exigência do principal partido de oposição de governar nas seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.