Diáspora moçambicana

Diáspora moçambicana passa a ter a vida facilitada, no que a transferências monetárias para Moçambique tange, com a entrada em vigor da plataforma Taptap Send, que opera entre a Europa, América do Norte, África, Ásia e Caraíbas de forma rápida.

Activa efectivamente desde 25 de Janeiro de 2022, a plataforma foi recentemente lançada em Portugal, onde reside uma das maiores colónias de moçambicanos além-fronteiras.

Ao que apuramos, com a Taptap Send é possível efectuar transferências monetárias directamente para o M-Pesa, única carteira móvel à qual está associada até ao momento em Moçambique.

O representante da Taptap Send Moçambique, Adriano Sênvano Júnior, disse que o lançamento desta plataforma visa proporcionar mais valor, tanto para os moçambicanos na diáspora, como para os que vivem no país, à medida que o produto evolui.

“É uma grande honra servir os nossos irmãos e irmãs, que vivem no estrangeiro e os que vivem em Moçambique com um produto financeiro que é muito rápido, conveniente, seguro e sem taxas, e que está a ser conduzido para o país por moçambicanos tal como eles”.

O representante da Organização da Diáspora Moçambicana (ODM) em Portugal, Pedro Fernandes, disse, por sua vez, que esta parceria é de extrema importância, uma vez que pode contribuir para o desenvolvimento da economia de Moçambique.

“Para nós, tem uma importância significativa, porque esta plataforma implica o envio de dinheiro rapidamente, convenientemente, sem taxas e com segurança para todo Moçambique. Incluindo o envio de dinheiro para as zonas rurais. Os receptores já não precisam de um smartphone ou de uma conta bancária para poderem aceder a esta ajuda que as pessoas que vivem no estrangeiro querem levar para Moçambique”, enfatizou Fernandes.

Exemplificando, Pedro Fernandes referiu que “o agricultor lá, no interior de Gaza ou outra província, só precisa de ter um telemóvel simples, desde que tenha uma conta M-Pesa, pode aceder ao seu dinheiro e utilizá-lo num minuto ou menos depois de ser enviado do estrangeiro”.

As remessas constituem uma parte significativa das economias africanas, contribuindo para mais de 5% do PIB em muitos países africanos. Como resultado da pandemia, os africanos inclinaram-se, mais do que nunca, para prestar apoio aos seus países através de plataformas financeiras digitais acessíveis.

A Taptap Send tem registado um enorme crescimento durante este tempo, e é um agente de remessas cada vez mais importante em todo o mundo.

As remessas ajudam centenas de milhares de famílias moçambicanas a pagar necessidades essenciais tais como cuidados de saúde, contas domésticas e educação.

A Taptap Send já está a ser utilizada dentro da comunidade moçambicana espalhada por todo o mundo, operando em todos os locais onde está presente.

Actualmente está a funcionar em 12 destinos de envio da Europa e América do Norte, e 24 destinos de recepção em África, Ásia e Caraíbas.

Os moçambicanos na diáspora podem encontrar a Taptap Send na Apple Store e na Google Store.

Os novos utilizadores podem receber um crédito de boas-vindas de aproximadamente 330 meticais, dependendo do local onde vivem, utilizando o seguinte Código Promocional “Txuna”.

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *