Ébola: Alerta vermelho

Ébola – O Sector de Saúde na Zambézia, monta a partir deste sábado Postos de rastreio de Ébola, nos distritos de Morrumbala e Milange, que fazem fronteira com o Malawi.

Os postos de rastreio da doença a serem montados, nos dois distritos, surgem na sequência da suspeita de eclosão da doença no vizinho Malawi.

A informação foi dada a conhecer em conferência de imprensa na tarde desta sexta-feira (02) em Quelimane, pelo director Provincial de Saúde da Zambézia, Hidayate Kassim.

Segundo explicou, devido à suspeita de surgimento da doença naquele vizinho país, a Província da Zambézia, está em alerta.

Mapa destacando a Província da Zambézia

Hidayate Kassim, avançou que face à situação, o Ministério de Saúde orientou a sua direção, para a montagem de postos de vigilâncias nas fronteiras que dão acesso a província da Zambézia.

Malawi, faz fronteira com a Província da Zambézia em Moçambique, através dos distritos de Milange e Morrumbala.

O Director Provincial de Saúde da Zambézia, explicou que da orientação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do seu Ministério, indica que deve ser urgente, a montagem dos referidos postos de vigilâncias nas duas fronteiras que separam os dois Países, nomeadamente Moçambique e Malawi.

Disse que a ideia visa, basicamente, rastrear todos os cidadãos que dão entradas em Moçambique, caso tenham febres e ou se tiveram algum contacto de pessoa que estevem em congo, onde neste momento foi confirmada a eclosão da Ébola, ou então se passou da zona suspeita o surgimento da doença no vizinho Malawi. ‟Consoante este rastreio, nós vamos determinar que há risco ou não há risco na nossa província”, clarificou

O Director Provincial de Saúde da Zambézia, sublinhou que os entrados no País, terão plano de seguimento com a duração de mais ou menos de quarenta dias.

Kassim, afiançou que neste momento, a província da Zambézia, ainda não registou nenhum caso de suspeita da doença.

Explicou que a ébola, é uma doença caraterizada por febres hemorrágica, onde as pessoas começam a sentir febres, muito suor, fraqueza, vomitar e tossir sangue. ‟ é uma doença fatal e muito perigosa ” disse para depois acrescentar que a taxa de mortalidade é muito alta e ronda entre sessenta e setenta por cento de pessoas que morrem em média, daí que urge a necessidade de reforço das medidas de vigilância e controlo de todos os cidadãos que entram no País.

Por outro lado, a fonte diz que caso seja confirmado a entrada de um suspeito na província da Zambézia, será isolado imediatamente, porque o seu sector dispõe de equipamentos específicos para atender o referido tipo de casos.

Questionado se a província da Zambézia, está ou não em risco, Hidayate Kassim, disse ser prematuro dar mais esclarecimentos sobre a doença ‟Bem, para não pôr em pânico as pessoas na província, é melhor dizermos que estamos em vigilância em vez de em risco ” sublinhou para depois explicar que os mecanismos de transmissão da ébola, é através do contacto entre pessoal.

O Director Provincial de saúde da Zambézia, afirmou que os postos de vigilâncias, a serem montados nos distritos de Morrumbala e Milange, vão funcionar até terminar o alerta da Organização Mundial de Saúde.

SELEMANE OMAR, Correspondente na Zambézia

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *