EDM pede desculpas

A empresa pública distribuidora de energia eléctrica, – a Electricidade de Moçambique (EDM) formulou pedidos de desculpas pelos cortes que afectaram algumas regiões da província de Gaza durante o natal deste 2016.

Efectivamente, as regiões gazenses de Xai-Xai Chibuto e  Mandlakazi passaram a quadra natalícia sob restrições severas no fornecimento de electricidade, situação que afectou o normal desempenho do abastecimento de água, serviços de televisão e outros que dependem largamento da corrente eléctrica.

O director da EDM na área do serviço ao cliente de Xai-Xai disse hoje que as interrupções do fornecimento da corrente eléctrica nestes últimos dias – mesmo hoje houve cortes -, que  provocaram enormes prejuízos aos clientes, incluindo a danificaçao dos electrodomésticos e de produtos alimentares conservados em geleiras e congeladores, foram originados pelas descaragas atmosféricas  e ventos fortes.

Edson Augusto Loforte diz que o mau tempo, aliado aos acidentes rodoviários registados neste período na zona sul do País,  provocaram danos avultados em três postos de transformação da corrente eléctrica.

O informante refereiu que esses incidentes saldaram-se, ainda, na queda de mais de sessenta postes de transporte de energia eléctrica, provocando um prejuízos avaliados em mais de três milhões de Meticais.

Loforte explica que as interrupções no forneceimento de energia que se verificam nos últimos dias, sobretudo quando troveja, são decorrentes  da falta de “cabo de guarda”, que se equipara a para-raios, na linha de transporte sul.

O quadro da empresa EDM  refutou que esses cortes sejam resultado de actos deliberados dos colaboradores da firma absstecedora de energia.

O Correio da manha apurou junto do director da EDM em Xai-Xai que todos os equipamentos danificados foram já repostos, dando garantias de uma corrente de qualidade para a festa de transição do ano.

Trabalhadores da empresa EDM  em pleno labor
Trabalhadores da empresa EDM em pleno labor

Igualmente o Cm apurou deste funcionário que para quaisquer eventualidades que necessitem de assistência da EDM neste período festivo, foram constituidas cinco equipas de piquete que estarão em protidão 24 horas por dia em todas as cidades e distritos da área do serviço ao cliente de Xai-Xai.

O director da EDM neste ponto da Província de Gaza, recomenda aos consumidores e a população em geral para comunicar a EDM, qualquer avaria ou queda de linha de transporte de corrente de modo a evitar morte de pessoas e danos maiores no fornecimento da Corrente .

Por outro lado o director Loforte insta aos clientes para denunciarem algumas pessoas  desonestas que vandalizam os cabos e postes electricos ou aquelas roubam a corrente, provocando situações graves no fornecimento deste recurso energético.

Yanga Júnior, nosso correspondente em Gaza

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *