Envolvimento positivo: PRM

Envolvimento positivo entre a polícia e as comunidades no Norte de Moçambique é o desígnio que motivou uma formação realizada em Cabo Delgado, numa iniciativa conjunta de três instituições, conforme disseram ao jornal Redactor os promotores da iniciativa.

A iniciativa consistiu num treinamento de formadores para 23 altos funcionários da Polícia da república de Moçambique (PRM), representando os distritos de Pemba, Metuge, Mecufi, Ancuabe, Chiure, Balama e Namuno, entre os dias 1 e 4 deste Março.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM) em Moçambique, através do seu programa de Imigração e Gestão de Fronteiras e Envolvimento Comunitário e Policiamento (IBM/CEP), com o apoio da União Europeia (UE) através do seu Instrumento Contribuindo para a Estabilidade e Paz (IcSP) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros Alemão (GFFO).

O grupo alvo deste esforço são, basicamente, as regiões com um elevado número de deslocados afetados causados pela insegurança na sequência dos ataques de Grupos Armados Não Estatais (NSAGs) na província de Cabo Delgado.

Aspecto de uma das sessões de formação dos agentes


Para atingir este objetivo, a OIM ajuda a PRM a aumentar a capacidade dos agentes policiais em Cabo Delgado, para envolver positivamente as comunidades, com base numa abordagem de policiamento comunitário.
A formação foi conduzida por três formadores especializados da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) em temas relacionados com o policiamento comunitário, a liderança, o género e o envolvimento positivo dos jovens.
O resultado esperado é capacitar os participantes com técnicas de formação, que aplicarão formações em cascata a nível distrital a mais de 300 altos funcionários e oficiais de campo, nos próximos cinco meses. Como resultado, oficiais de campo em locais remotos terão acesso mais fácil ao treino e melhorarão o seu envolvimento com as comunidades.

“Através destas formações, a OIM apoiará o Governo de Moçambique, aumentando as capacidades dos agentes policiais em serviço ativo para se envolverem positivamente com as populações locais e deslocadas. Graças a esta intervenção, as comunidades de Cabo Delgado serão mais estáveis, seguras e resilientes à violência”, afirmou Laura Tomm-Bonde Chefe de Missão da OIM em Moçambique.
A formação forneceu aos formandos materiais adaptados ao contexto local, e a PRM e a OIM definiram uma prioridade para o envolvimento dos jovens e a igualdade de género ao longo dos módulos de formação, nomeadamente através da garantia de uma seleção equilibrada do género dos participantes, bem como ferramentas e indicadores para acompanhar a capacidade dos estagiários.
Os formadores treinados desempenharão um papel vital na preparação e implementação da educação cívica para as comunidades sobre as suas funções e responsabilidades no controlo da segurança, bem como canais que possam utilizar para aceder a vários serviços governamentais que contribuam para a sua própria segurança.

O reforço das capacidades insere-se nas atividades conduzidas pela OIM Moçambique no domínio do Envolvimento e Policiamento Comunitário (CEP), visando abordar os condutores da fragilidade e deslocação, construindo a confiança entre as comunidades e a aplicação da lei.

Uma dessas actividades é a criação de Conselhos Comunitários de Segurança, que são organizações baseadas na comunidade que reforçam o envolvimento das comunidades na gestão da segurança.

Outra actividade realizada é a criação, o equipar e a implantação de brigadas móveis multissectoriais. Trata-se de grupos de agentes da polícia e funcionários públicos que realizam atividades de sensibilização nas comunidades para partilhar informações sobre os papéis e responsabilidades da aplicação da lei.

Entrega formal dos equipamentos a usar no contexto deste esforço


Desde Novembro de 2021, a OIM Moçambique e a PRM criaram mais de 70 Conselhos Comunitários de Segurança na província de Cabo Delgado e pretendem criar mais 30 nos próximos meses.

Equipamentos para a implantação de brigadas móveis em oito distritos de Cabo Delgado foram entregues durante a cerimónia de encerramento do ToT.

Nos próximos meses, a OIM prestará apoio técnico ao destacamento de brigadas móveis durante mais de 150 missões de campo em comunidades remotas de Cabo Delgado para melhorar as relações entre comunidades e autoridades. (Envolvimento positivo)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *