Exemplo de austeridade

Exemplo de austeridade económica – O campeonato mundial de futebol edição 2018 realizado na Rússia terminou domingo com a vitória dos franceses contra os croatas.

Os africanos regressaram à casa mais cedo logo na fase de grupos. Quase sempre África só faz companhia aos outros continentes em copas do Mundo.

Entretanto, dos 23 jogadores da selecção vencedora do mundial da Rússia 16 são negros  de origem africana.

Os países da sua descendência pouco ou nada fazem para trazer troféus nas competições mundiais do desporto-rei.

Os líderes africanos falam muito, mas fazem pouco.

A Croácia desintegrou-se da Jugoslávia em 1991 logo depois da queda do muro de Berlim. A independência da Croácia provocou guerra entre 1991-1995 porque algumas forças defendiam a manutenção da federação jugoslava.

A guerra acabou e a Croácia ficou firme, reconstruindo com determinação a sua economia destruída pela guerra.

Os africanos usam a colonização, guerras pela independência e conflitos armados internos como argumentos para as suas falhas de governação exacerbadas pela corrupção generalizada e pilhagem dos recursos públicos para benefícios dos líderes e companhia.

A presidente da Croácia, Kolinda Graber-Kitarovic, por sinal a primeira mulher a assumir o cargo de chefe de Estado, assistiu ao jogo final do campeonato mundial de futebol no qual a selecção do seu país sagrou-se vice-campeã mundial.

Kolinda Kitarovic pediu férias para assistir ao jogo livre de funções de Estado e pagou todas as despesas de deslocação e alojamento do seu bolso.

Trata-se de um exemplo de austeridade e respeito pelos recursos do Estado. Desconhece-se este tipo de exemplo por parte dos líderes africanos.

O salário mensal da presidente da Croácia é conhecido publicamente e pode ser visto na Wikipedia.

Kolinda recebe 5.452 dólares norte-americanos por mês.

Em muitos países africanos, salários dos líderes e dirigentes superiores do Estado são segredos apesar de serem pagos pelos impostos dos contribuintes públicos.

O campeonato mundial de futebol edição 2018 terminou, deixando legado gratuito de disciplina, tenacidade e exemplo de austeridade da presidente e da equipa da Croácia para os africanos e outros.

THANGANI WA TIYANI

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, edição de 18 de Julho de 2018 na rubrica semanal O RANCOR DO POBRE

Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um correio electrónico para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.

Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *