Insurgentes abordaram alunos numa estrada de Macomia

Um grupo de insurgentes abordou na tarde de quarta-feira uma viatura transportando alunos envolvidos em jogos escolares no troço rodoviário entre Macomia e Owasse, conforme fontes locais do jornal Redactor.

No episódio, ao que nos foi dito já reportado às autoridades policiais, tanto parte dos alunos como dos insurgentes se se reconheceram mutuamente e estes pediram contactos dos pais e encarregados de educação com os quais terão interagido, telefonicamente.

Antes de falar com os tutores das crianças, os homens armados terão perguntado a cada aluno qual é a confissão religiosa que professam.

Aparentemente não houve derramamento de sangue porque todos os alunos responderam e terão conseguido evidenciar aos homens armados de que eram todos muçulmanos e naturais de Mocimboa da Praia.

Ao que o Redactor apurou, na conversa entre os pais e encarregados de educação dos alunos, os insurgentes, em Moçambique oficialmente designados por “terroristas”, terão advertido aos responsáveis das crianças para que não mais permitam que estes se envolvam em actividades desportivas competitivas.

Os homens armados, que se expressavam fluentemente em língua kimwani, advertiram às crianças para evitarem aquele troço ao longo desta quadra festiva cristã, porque planeiam “fazer estragos” e “possivelmente matanças históricas”. 

Este recado transmitido aos alunos e seus responsáveis, foi partilhado com o Comando Distrital da PRM de Mocimboa da Praia, de acordo com dois áudios facultados ao Redactor pelo portal Pinnacle News.

Diversas regiões de Cabo Delgado e, esporadicamente, algumas de Niassa e Nampula, têm sido assediadas violentamente por grupos armados de inspiração islâmica desde Outubro de 2017, com um rescaldo de milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

Redactor

https://bitly.ws/ZxXe

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *