Insurgentes pressionam Mocimboa da Praia
Insurrectos armados que desde Outubro de 2017 atacam alguns distritos de Cabo Delgado têm estado a pressionar militarmente a região de Mocimboa da Praia, depois de meses de alguma estabilidade e recuperação multifacetada da região.
Residentes disseram hoje ao Redactor que esta sexta-feira os vulgarmente designados “insurgentes” atacaram a região pela quarta vez em menos de quarenta e oito horas, sem, no entanto, referir a existência de eventuais danos humanos e/ou materiais.
As investidas de hoje seguem-se a outras ocorridas esta semana [quarta-feira] na aldeia de Ntotwe que fica a 18 quilómetros da vila sede de Mocimboa da Praia.
Esta quinta-feira foi reportado um ataque à histórica Chai.
Esta sexta-feira o alvo foi a Ilha de Ntembuzi que pertence a Mocimboa da Praia e “neste momento estão a atacar Chitunda” ─ aldeia que pertence ao distrito de Muidumbe, de acordo com fontes no local.
Refira-se que no dia 30 de Dezembro de 2023 os militantes jihadistas terão capturado um grupo de jovens jogadores e dado recado que depois das festas as pessoas sentirão a “fúria” do grupo.
Antes [20 de Dezembro de 2023] os “terroristas”, abordaram uma viatura transportando alunos envolvidos em jogos escolares no troço rodoviário entre Macomia e Owasse e os advertiram para não se envolverem em actividades desportivas, para além de avisar da eminencia de “estragos” e “possivelmente matanças históricas” por ocasião da quadra festiva “cristã” https://redactormz.com/insurgentes-abordaram-alunos-numa-estrada-de-macomia/ (ver versão PDF N° 6721 do jornal Redactor de 26 de Dezembro).
Redactor