Jahyr Abdula resgatado
Jahyr Abdula voltou ao convívio familiar, depois de mais de um mês no cativeiro fora de Moçambique.
Jahyr Abdula havia sido raptado em Outubro na vizinha República da África do Sul, quando ia assistir a um casamento de um amigo.
A notícia da soltura de Jahyr Abdula começou a circular em grupos de redes sociais na manhã deste sábado, tendo sido confirmada pela família ao longo do dia, também por via das redes sociais, sem entrar em detalhes sobre as circunstancias em que tal ocorreu.
Jahyr Abdula é filho mais velho do presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), o moçambicano Salimo Abdula.
“Salimo e Maria Abdula, os pais de Jahyr Abdula que foi sequestrado na África do Sul no início de Outubro, estão muito gratos e felizes por anunciar o retorno seguro de seu filho”, escreveram os pais do resgatado numa mensagem publicada no Facebook, sem mais pormenores.
“Estamos ansiosos para nos reunir e curarmo-nos como uma família e apreciaremos um pouco de privacidade por um tempo”, lê-se ainda na publicação.
Os agradecimentos estendem-se “à inteligência criminal sul-africana, todos os serviços policiais (…) ao Governo de Moçambique e outras partes que ajudaram a garantir o retorno seguro de nosso filho”.
Na mensagem, a família diz que a justiça “está a seguir seu curso” e expressa o desejo de que “o bem sempre supere o mal”.
Consta que o jovem foi recuperado numa farma (campo agrícola) localizada em Heidelburg, a 45quilómetros de Joanesburgo, na província de Gauteng, a mais populosa da República da África do Sul.
Jahyr Abdula foi raptado na noite de 14 de Outubro, na cidade de Benoni, na África do Sul.
Jahyr é primogénito de Salimo Abdula, proeminente empresário moçambicano fundador do Grupo Intelec Holdings e que já presidiu à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e ao conselho de administração da Vodacom, operadora móvel com a maior quota de mercado em Moçambique.
Redactor