Jogada de Ramaphosa perante os EUA

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, vai enviar uma delegação a Washington para discutir a posição de Pretória em relação a Rússia.

Esta informação veio a público, este domingo (09 de abril), com a imprensa sul-africana a citar fontes diplomáticas e a presidência da República.

A ministra das Relações Exteriores, Naledi Pandor, é citada a dizer que “que os enviados de Ramaphosa a Washington com o objetivo de engajar e persuadir as partes interessadas sobre a posição de Pretória em relação à Rússia e ao seu presidente, Vladimir Putin”.

Sem dúvidas que o envio da delegação a Washington é uma jogada inteligente de Cyril Ramaphosa que sabe que convidou o Presidente russo, Vladmir Putin, a cimeira dos países de economia emergente, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (BRICS), a ter lugar em Agosto próximo.

A África do Sul é signatária do Estatuto de Roma, que cria o Tribunal Penal Internacional (Redactor N° 6541, pág. 4), sendo, por essa via, obrigado a executar o mandado de captura emitido, a 18 de Março, contra Vladmir Putin, acusado de crimes de guerra na Ucrânia.

É quase uma certeza que Pretória não vai executar este mandado, tal como aconteceu em relação ao presidente do Sudão, Omar Al Bashir, onde inclusivamente, em 2016, a África do Sul chegou a formalizar a saída do TPI.

Perante a “Operação Especial” das Forças Armadas da Federação Russa na Ucrânia, a África do Sul tem mantido uma postura neutral e de não alinhamento, apesar da clara e visível aproximação a Moscovo.

Aliás, entre 30 de Marco e 2 de Abril corrente, uma delegação sul-africana esteve reunida com altos funcionários russos, incluindo o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev.

Os analistas dizem que Cyril Ramaphosa não quer pôr em causa a cooperação com os EUA, com as trocas comerciais a atingirem os 400 biliões de rands, por isso opta por enviar uma delegação, que vai integrar pessoas com experiência diplomática, para tentar suavizar as relações com Washington.

RAULINA TAIMO, correspondente na África do Sul

https://bit.ly/3Zkww2g

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *