Keneth Kaunda elogia JLo

Keneth Kaunda, “pai” da Independência Nacional da Zâmbia, hoje com 95 anos de idade, encoraja as reformas do actual estadista de Angola, João Lourenço e lhe endereçou uma mensagem expressamente para animá-lo a prosseguir a marcha.

Em carta endereçada ao presidente da República de Angola, Joao Lourenco (JLo), por ocasião da celebração dos 44 anos da independência daquele país africano (também) falante da Língua portuguesa), Keneth Kaunda, realçou, a liderança do actual Chefe de Estado angolano.

“Este é um momento novo para pensar Angola, como uma nação forte e unida, no alcance dos seus mais nobres propósitos”, escreveu Keneth Kaunda na missiva dedicada a JLo por ocasião do 44º aniversário da Independência Nacional, assinalado segunda-feira.

O idoso que proclamou a independência da Zâmbia no dia 24 de Outubro de 1964 fez questão de ler pessoalmente a carta durante um encontro, nesse mesmo dia, na sua residência, com o embaixador de Angola na Zâmbia, Azevedo Xavier Francisco.

Na missiva, Kaunda encoraja Angola e a Zâmbia a fortalecerem as relações, visando uma África coesa e desenvolvida.

O embaixador Azevedo Francisco agradeceu, na ocasião, ao nacionalista zambiano pelo contributo prestado à causa da luta de libertação nacional.

O diplomata angolano transmitiu uma mensagem oral do Presidente angolano, João

Lourenço, na qual destaca a figura de Keneth Kaunda como contribuinte activo no processo de luta e libertação dos povos em África.

Sabe-se que a Zâmbia providenciou apoio substancial, incluindo campos de retaguarda segura aos guerrilheiros angolanos durante a sua luta pela independência de Angola do domínio de Portugal, desiderato atingido oficialmente no dia 11 de Novembro de 1975.

Aliás, sabe-se que a própria Zâmbia (antiga Rodésia do Norte) em algum momento esteve sob cobiça dos portugueses.

Reza a História que era desejo de Lisboa que o actual território zambiano fosse integrado às suas possessões de Angola e Moçambique, pretensão fracassada devido à pressão dos britânicos, sublinhada com a intervenção dos exploradores David Livingstone e Cedcil Rhodes.

Azevedo Xavier Francisco foi nomeado, pelo Presidente João Lourenço, a 15 de Maio do ano em curso, embaixador na Zâmbia, e acreditado nesse país, pelo Presidente Edgar Chagwa Lungu, a 3 de Outubro.

 (Correio da manhã de Moçambique)

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *