Mantashe responde hipócritas

Mantashe: O Rancor do Pobre falou semana passada sobre hipocrisia de políticos, fazendo referência ao idoso Presidente zimbabueano, Robert Gabriel Mugabe, que tem estado a fazer críticas veladas contra Nelson Mandela.

O secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC), Gwede Mantashe, tomou nota da hipocrisia do idoso estadista zimbabueano e respondeu curto e grosso. Disse que Robert Mugabe destruiu a economia do seu país e deve parar de falar mal do malogrado pai da nação arco-íris sul-africana, porque com o advento da democracia de Nelson Mandela, a África do Sul está a produzir milionários, incluindo cidadãos zimbabueanos radicados no país.

O poderoso gestor do ANC falava para jornalistas em conferência de imprensa na sede nacional do partido em Joanesburgo.

Gwede Mantashe revelou que na sua capacidade de secretário-geral do ANC telefonou para o seu homólogo da ZANU-FP, partido no poder no Zimbabwe, para manifestar o seu descontentamento em relação às críticas de Robert Mugabe contra a carismática figura de Nelson Mandela.

Cerca de quatro dias depois, Gwede Mantashe foi ao extremo ocidental da África do Sul e reiterou que Robert Mugabe destruiu a economia do seu país.

Para Mantashe, não é preciso fazer um estudo de pesquisa científica para apurar a destruição da economia zimbabueana por Robert Mugabe.

“Basta caminhar nas ruas das cidades sul-africanas para ver zimbabueanos desesperados” – apontou Mantashe. “Em quase todos os cruzamentos de ruas em Joanesburgo e Pretória perfilam indigentes, a maior parte dos quais provenientes do Zimbabwe, pedindo esmola”.

Mais de 300 mil cidadãos zimbabueanos vivem na África do Sul como refugiados económicos provocados pelo colapso da economia em casa.

Gwede Mantashe parece ter lido a crónica do Rancor do Pobre da semana passada sobre a hipocrisia de políticos.

A maior parte das crises económicas e políticas que afundam países africanos e de outros continentes é provocada por hipocrisia de políticos no poder ou em parte incerta.

O país mais industrializado do planeta deixou de ser modelo para muitos países, por causa da hipocrisia de políticos que chegam à casa branca com raiva de mudar tudo, provocando o rancor do pobre.

THANGANI WA TIYANI

Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF  da edição de 13 de Setembro de 2017 do jornal Correio da manhã de Moçambique, na rubrica semanal Rancor do Pobre

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *