Enfoque na Agricultura
O ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Max Tonela, alertou hoje que a aposta na exploração de recursos naturais não deve resultar na perda do papel instrumental da agricultura no desenvolvimento do país.
“Não deixa de ser verdade que a exploração destes recursos irá incrementar o nosso potencial de exportações, mas não podemos nunca perder de vista que o setor de agricultura continua a ser instrumental para o desenvolvimento do nosso país”, afirmou Tonela, falando por ocasião do lançamento oficial da campanha agrária 2016/2017, na província de Inhambane, sul de Moçambique.
A agricultura, prosseguiu, constitui uma das principais fontes de rendimento das populações, sobretudo das zonas rurais, e dispõe de um grande potencial para a geração de emprego e melhoria das condições de vida das populações.
“A atenção dada a agricultura é justificada pelo facto de acreditarmos que uma nação só será próspera se garantir, em primeiro lugar, alimentação em quantidade e qualidade suficiente para a sua população”, declarou o ministro da Indústria e Comércio de Moçambique.
“O nosso país tem terra suficiente para produzir comida para alimentar a sua população, sendo o desafio actual a elevação dos nossos índices de produção e produtividade”, enfatizou Max Tonela.
Apesar de contar com um enorme potencial agro-ecológico, Moçambique enfrenta um grande défice alimentar e, segundo as Nações Unidas, mais de dois milhões de pessoas estão numa situação de carência alimentar, devido às calamidades naturais, nomeadamente seca e inundações.
Redacção