MIMO aumentada

MIMO aumentada –  O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique (BM) decidiu aumentar a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, em 300 pontos base, para 13,25%, anunciou o banco central em comunicado cuja cópia foi enviada nesta quarta-feira ao jornal Redactor.  

A decisão é suportada por uma “substancial revisão em alta das perspectivas de inflação para o médio prazo” que reflectem “a contínua depreciação do metical, num ambiente de maior agravamento dos riscos e incertezas”.

Há um ano, era preciso juntar 63 meticais para ter um USD (moeda de referência para a divisa moçambicana) e hoje já são precisos 74 meticais, segundo a ferramenta cambial XE da Euronet.

Entre as incertezas apontadas pelo banco central moçambicano destacam-se “as consequências negativas da propagação acelerada da covid-19 e a ocorrência de calamidades naturais, para além da instabilidade militar” no Centro e Norte de Moçambique.

O banco emissor moçambicano faz ainda um alerta: “perspectiva-se uma recuperação mais baixa da actividade económica em 2021”, ao mesmo tempo que “a pressão sobre as finanças públicas tende a aumentar e o mercado cambial regista pressão na procura de moeda estrangeira”.

A inflação anual aumentou pelo quarto mês consecutivo, “passando de 2,98% em Setembro para 3,52% em Dezembro de 2020”, sendo que “a inflação subjacente, que exclui os preços dos bens e serviços administrados e das frutas e vegetais, aumentou, no mesmo período, de 2,92% para 5,10%, com perspectivas de agravamento nos próximos trimestres”.  

O Banco de Moçambique antecipa ainda “o fim da vigência de parte das medidas de contenção de preços decretadas pelo Governo, no âmbito da covid-19 e dos choques climáticos”. 

O CPMO decidiu ainda na sessão desta semana incrementar as taxas de juro da Facilidade Permanente de Depósitos (FPD) e da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) em 300 pontos base, para 10,25% e 16,25%, respectivamente.

Mantêm-se os coeficientes de Reservas Obrigatórias (RO) para os passivos em moeda nacional e em moeda estrangeira em 11,50% e 34,50%, respetivamente. 

A próxima reunião ordinária do CPMO está agendada para o dia 17 de Março.

Moçambique conta com um cumulativo de 336 óbitos por covid-19, havendo ainda 34.926 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, das quais 64% estão recuperadas. (MIMO aumentada)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *