Motoqueiro enerva soldados ruandeses em Nacala
Um motoqueiro moçambicano enervou soldados ruandeses ao ponto de estes desencadearem disparos de metralhadoras de assalto em Nacala-Porto, na província de Nampula, que apenas por sorte não se saldou em óbitos, mas em danos materiais.
Residentes contaram ao jornal Redactor que o episódio ocorreu na tarde [perto das 14 horas] desta quarta-feira (10 de Janeiro de 2024) na zona conhecida por “Sonho Real”, localizada a aproximadamente sete quilómetros do centro da cidade de Nacala-Porto, na província de Nampula, Norte de Moçambique.
Os nossos informantes referiram que aparentemente o motoqueiro se achou importunado pela marcha relativamente lenta da coluna de viaturas de militares das Forças de Defesa de Ruanda (FDR), que seguia em direção a Cabo Delgado presumivelmente para o refrescamento [rotação] do contingente ruandês estacionado nesta província onde apoia o exército moçambicano a enfrentar os integrantes das células armadas presumivelmente de inspiração islâmica que desde Outubro de 2017 atacam violentamente algumas regiões da parte setentrional de Moçambique.
“De repente, o motoqueiro ‘cortou’ a coluna de viaturas dos ruandeses, desencadeando uma perseguição de loucos”, relatou um residente da zona da ocorrência.
Após alguns minutos de perseguição, com disparos para o ar à mistura, aparentemente visando persuadir o motoqueiro a parar, este abandonou a motorizado e pulou para os quintais, ficando fora do alcance dos seus perseguidores.
“Irritados, os militares ruandeses dispararam sobre a motorizada, que imediatamente se incendiou, e depois prosseguiram a sua marcha”, acrescentaram as nossas fontes.
A se confirmar, este terá sido o primeiro incidente do gênero envolvendo civis moçambicanos e integrantes das forças do Ruanda destacadas em Moçambique. Têm um histórico de relacionamento cortes, desde a sua chegada, em meados de 2021 [Julho].
O bom relacionamento entre as tropas ruandesas e os nativos tem levado estes a preferirem os integrantes das FDR para resolver muitas das suas inquietações.
Redactor