Os hábitos e regras durante o mundial…

Os hábitos – Como se sabe o Qatar é um país muçulmano, com cultura e hábitos diferentes. E as suas leis são rígidas, que poderão ser “soft” ou não, se o delito não for grave. Mas há coisas que eles não prescindem e os visitantes terão que acatar com isso, de outra forma, vão ter que sofrer consequências!

O melhor mesmo é ser bem-comportado durante a estadia no Qatar, senão, o ideal é ver o mundial em casa, porque não haverá excepções. Todos pagarão pela mesma moeda, se transgredirem as regras do país.

Eis algumas dicas: À chegada ao aeroporto as bagagens serão verificadas, para controlar entradas de objectos e “artefactos”, assim como certos medicamentos, terão que ter prescrição médica válida. Cartazes de propaganda, livros religiosos, material pornográfico e outros da mesma índole, serão confiscados pelas autoridades qataris.

Nas redes sociais evitar fazer publicações contra a Monarquia e a cultura do país, que lhe pode sair caro. Eles terão um controle integral de todos os visitantes! É proibido tirar fotografias a balda, i.é., deve-se ter atenção que os locais não sejam de edifícios governamentais, militares ou industriais.

Evitar apontar a máquina fotográfica ou o telemóvel na direcção de alguém, assim como apontar o dedo. Fazer gesto de OK com o polegar para cima, devem ser evitados, porque são formas insultuosas para os qataris.

Por falar em insultos, dizer asneiras ou palavrões, fazer gestos obscenos, devem ser evitados, publicamente, “otherwise”, pode acabar na prisão.

O consumo de álcool ao público é proibido e as multas são pesadas, pode mesmo a incorrer numa pena de três a seis meses de prisão, se resistir ou confrontar a polícia. Excepcionalmente, o Qatar deu essa abertura de consumo de álcool, para além de hotéis, em zonas ao redor dos estádios, especialmente criadas para o efeito, nos horários previamente estabelecidos. Dentro dos estádios não será permitido o seu consumo. O vestuário também entra nesta equação.

Não se obriga ninguém a usar a batina branca e lenço na cabeça, mas apela-se aos visitantes vestirem-se decente, modesta e convenientemente, para evitar embaraços, multas e até prisão!

Roupa apertada ou ajustada e transparente, que mostra a “silhueta” do corpo não serão permitidas.

Os ombros devem estar tapados assim como os joelhos, evitar-se usar calções e saias. Dentro do estádio é proibido despir qualquer peça de vestuário do corpo, mesmo nas comemorações de golo e outros.

A tecnologia de ponta, irá identificar o “meliante”, naquele formigueiro de pessoas! Só, nas piscinas e praias que pertençam aos hotéis será permitido o uso de biquíni às mulheres, de outra forma não é permitido.

Relações extraconjugais são proibidas e quem for apanhado nesta, será detido, embora, excepcionalmente, o Qatar tenha autorizado que namorados ou casais sem casamento oficial, possam partilhar o mesmo quarto.

O homossexualismo é proibido pela lei de “Sharia” e pode mesmo levar que pessoas sejam executadas na praça pública.

Manifestação pública de amor, beijar, abraçar, ou andar de mãos dadas, não são permitidas, pode dar prisão.

Cuspir e deitar lixo na rua também é crime no Qatar, a multa é “apenas” de 2.800 USD (176.960 MZN).

Com todas essas proibições e controle, não vai ser fácil para os visitantes, mas as autoridades qataris, garantem que vão tentar ser tolerantes, flexíveis, educadoras e objectivas, porque não querem encher as suas prisões vazias de visitantes, nem os seus cofres já muito cheios de prováveis multas! “O hábito faz o monge”, que os “visitors” sejam monges… HAYYA!

FAHED SACOOR (de Londres)

https://bit.ly/3zwuAZU

Este 22º campeonato do mundo de futebol vai ser, provavelmente, se já não o é, o mais problemático da história

Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal REDACTOR, na sua edição de 18 de Novembro de 2022, na rubrica denominada OPINIÃO

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *