Polícias prendem polícias
Polícias – Seis agentes da polícia, entre capitães, sargentos e cabos foram detidos por outros agentes da polícia numa operação montada na sequência da queixa de cidadãos assaltados em plena estrada pelos seis homens e mulheres da lei e ordem.
Os seis foram destacados para fazer roadblocks ou controles em algumas vias rodoviárias no contexto do confinamento obrigatório em vigor na África do Sul desde 27 de Março passado.
Os agentes policiais fardados a rigor mandaram parar um carro com três ocupantes e exigiram guia autorizando a circulação em pleno confinamento obrigatório. Os ocupantes não tinham qualquer guia, tendo os agentes solicitado suborno de 600 randes (aproximadamente 2.200 meticais) para lhes deixar seguir e dividirem o dinheiro entre si.
Os viajantes pagaram o dinheiro solicitado, mas os agentes vasculharam o carro e levaram 37.900 randes (qualquer coisa como 138.611 meticais) encontrados e deixaram os viajantes prosseguir com a viagem.
Os viajantes saíram e foram reportar o assalto ou roubo à esquadra da Polícia em Witbank ora eMalahleni.
A Polícia em eMalahleni desencadeou operação e conseguiu recuperar todo o dinheiro na posse dos agentes polícias/ladrões.
Os seis agentes foram detidos e deverão comparecer em tribunal judicial.
Fotos da sua detenção por colegas escaparam e tornaram-se virais nas redes sociais, destapando a vergonha dos agentes de um país que já foi referência de seriedade na região e no mundo.
Outro grupo de agentes da polícia sul-africana foram filmados por câmara vigilância a roubar dinheiro numa loja de comerciantes etíopes.
THANGANI WA TIYANI, CORRESPONDENTE do Correio da manhã de Moçambique NA ÁFRICA DO SUL