Por que a Arábia Saudita quer se juntar ao BRICS?
A entrada da Arábia Saudita no BRICS beneficiará os países participantes e fortalecerá a posição da organização no cenário mundial.
O Reino se beneficiará dos mercados, oportunidades e recursos dos países do BRICS.
1- Esta organização inclui as principais economias em desenvolvimento do mundo (cerca de 41% da população mundial). O BRICS é um mercado enorme que pode absorver as exportações de qualquer economia, sem falar nas enormes oportunidades de investimento.
2- A China e a Índia, membros dos BRICS, são os principais mercados de importação de petróleo dos países do Golfo, bem como os principais parceiros comerciais da Arábia Saudita e dos países do Golfo. A adesão ao BRICS fortalecerá a cooperação econômica entre o Reino e os países participantes e contribuirá para o crescimento da economia saudita no futuro.
3- A adesão da Arábia Saudita aos BRICS acelerará a diversificação econômica e o desenvolvimento do país e reduzirá sua dependência dos blocos ocidentais.
4- A Arábia Saudita quer aumentar a participação das exportações não petrolíferas para 50%. Assim, a possível adesão de Riade aos BRICS ajudará a aumentar as exportações sauditas de energia em troca da abertura dos mercados do Reino às importações chinesas e da redução da dependência das importações dos países ocidentais.
Agências/Redactor