Preparação e prémios do Mundial de Futebol 2022

O Mundial é uma festa “golball”, quer haja boicotes, quer contestação.

Há um pouco de tudo e a preparação é feita com muitos meses e anos de antecedência.

Mesmo assim, há quem se esqueça de coisas em casa, como aconteceu com a selecção do Ghana, que viajou sem a principal bagagem, a mala das camisolas.

Portugal também começou mal esta aventura de Qatar, primeiro com a polémica do Rafa que decidiu abandonar a selecção e agora com a entrevista que o capitão desta, concedeu ao jornal “The Sun”, pondo todo o mundo em “pânico”. Mas às vezes o mau início pode compensar com o sucesso.

No Uganda, uns miúdos na brincadeira, fizeram uma dança com referência ao Qatar, e alguém fez o “favor” de pôr o vídeo deles na net que viralizou. Os organizadores qataris, convidaram estes miúdos a participarem nas cerimónias de abertura realizada no Domingo (20Nov). Um gesto bonito e solidário.

Um outro gesto bonito e de paz foi o apelo feito pela FIFA aos dois contendores da guerra actual, para que, pelo menos, durante o mundial, a Rússia e Ucrânia assumissem um cessar-fogo. Bonito também é o gesto filantrópico do central alemão António Rudiger um dos melhores do mundo, que vai actuar no Qatar, disse que iria doar todo o dinheiro que ganhar dos prémios no Mundial, às organizações que zelam pelas crianças de Serra Leoa, país da sua origem, apesar de ter nascido na Alemanha.

Apesar de muitas críticas, há ainda quem tenha o bom senso de concordar e respeitar com as leis do país que visitam. O guarda-redes da França, Hugo Lloris, diz que respeitará as leis do Qatar, porque no país dele, a França, também os outros respeitam as leis vigentes, em resposta, a uma pergunta do jornalista, se vai usar a braçadeira de capitão com as cores do Arco-íris…

O Irão do luso-moçambicano está na boca do mundo, pelos últimos acontecimentos, pela morte da jovem Mahsa Amini, que havia sido detida pela polícia, pelo incorreto uso do véu. E foi uma erupção no Irão com vários protestos, entre os quais, alguns seleccionados de Carlos Queiroz, como é o caso do ponta-lança do Bayer Leverkusen, Sardar Azmoum, um dos mais críticos desta situação no seu país.

E veja o que cada país pode receber em ermos de prémios milionários…

– Se passar da primeira fase de grupos, 9 milhões de US dólares

– Se passar dos Oitavos-finais recebe, 13 milhões de US dólares

– Se Passar dos Quartos-finais recebe 17 milhões de US dólares

– O 4º classificado recebe 25 Milhões de US dólares

– O 3º Classificado recebe 27 milhões de US dólares

– O Vice-campeão recebe 30 milhões de US dólares

E finalmente o CAMPEAO DO MUNDO, receberá a modesta quantia de 42 milhões de US dólares.

Já que falamos em dinheiros, para dizer que uma caneca ou um copo de cerveja, custará aos adeptos a módica quantia de 15 US dólares e cada adepto só estará autorizado a comprar quatro copos!

Pelos vistos, este deve ser, um dos mundiais mais caros do mundo, só para quem pôde e não para quem quer!

HAYYA (BENDITO) QATAR!

FAHED SACOOR (de Londres)

https://bit.ly/3zwuAZU

Este 22º campeonato do mundo de futebol vai ser, provavelmente, se já não o é, o mais problemático da história

Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal REDACTOR, na sua edição de 21 de Novembro de 2022, na rubrica denominada OPINIÃO

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *